[bula] DORMIUN V UNIAO QUIMICA FARMACEUTICA NACIONAL S A

Eqüinos

Fórmula:
Cada 100 mL contém:

Cloridrato de detomidina 1 g
Veículo q.s.p.            100 mL

Indicações:

Está indicado como sedativo e analgésico para facilitar a realização de cirurgias pequenas e procedimentos diagnósticos em equinos adultos e em potros. Pode ser utilizado para tranquilizar e transportar animais agitados, aliviar dores abdominais, facilitar a broncoscopia, a endoscopia, a lavagem broncoalveolar, a intubação nasogástrica, a palpação retal, a sutura de  lacerações cutâneas, o tratamento de tendões, procedimentos odontológicos, remoção de tumores de pele e castrações. Adicionalmente, é indicado para a sedação visando á posterior utilização de anestesia infiltrativa durante as castrações.


Este produto, fabricado para uso interno, é destinado especialmente para o tratamento de Equinos. A indicação a outras espécies de animais domésticos ou silvestres ficará a critério e sob responsabilidade do médico veterinário.







Dosagem:
0,2 a 0,4 mL para cada 100 kg de peso, IM ou IV.

Administração:
Equinos

Precauções:


O produto deve ser utilizado somente com prescrição e acompanhamento veterinários. A dose recomendada deve ser rigorosamente calculada em função do peso do animal para evitar sobredosagens. Deve-se monitorar cuidadosamente os equinos com quadros de choque endotóxico ou traumático, com doenças renais ou hepáticas avançadas ou com estresse (térmico ou secundário ao trabalho muscular intenso). Os animais tratados devem ser protegidos de temperaturas extremas. Alguns equinos, embora aparentemente sedados, podem responder aos estímulos externos. Medidas de segurança de rotina devem ser praticadas para proteger a equipe médica e os tratadores. O animal deve permanecer em ambiente calmo e em repouso por 5 minutos antes da administração e por 10 a 15 minutos após a aplicação. Com esse procedimento, ocorrerá melhor resposta ao produto. A detomidina é um potente alfa-2 agonista e, portanto, deve-se ter cuidado ao administrar o produto com outras drogas sedativas ou analgésicas, com risco de produção de efeitos aditivos. Ao utilizar qualquer agente analgésico para o alívio de dores abdominais, deve-se estabelecer o diagnóstico adequado para a determinação da etiologia do quadro.

Apresentação:


Frascos-ampola com 5 mL (display com 6 unidades).

Classe Terapêutica:
OUTROS

Princípio(s) Ativo(s):
OUTROS

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
nº 8.977 em 06/10/2004.

Responsável Técnico:
Dra. Vânia N. A. de Carvalho - CRMV: CRF-SP no 32.871

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 7011799
Página inicial

Bulário Vet