[bula] MASOTEN BAYER S.A.

Peixes

Fórmula:
Cada 100 g de Masoten contém:
Triclorfone...............................................80,0 g
Veículo q.s.p. .......................................100,0 g

Indicações:
Masoten combate os parasitas de peixes de água doce (truta, carpas, enguias e outros), tais como Argulus sp. (piolho dos peixes), Ergasilus sp. (caranguejo-das-guelras), Lernea sp. (verme da âncora), Trichodinas (protozoário), Dactylogyrus sp. (verme das brânquias), Gyrodactylus sp. (verme da pele) e diversos trematódeos (como Psicola e outros) sensíveis ao Triclorfon.

Dosagem:
Tratamento dos tanques Pode-se fazer um tratamento dos tanques, antes da sua ocupação, usando-se concentrações de 2,5 a 5,0 kg/ha (10.000 m2), no mínimo 14 dias antes do povoamento. Espécies:Carpas e enguias Indicação: Argulus, Ergasilus, Lernea, Dactylogyrus, Gyrodactylus Quantidade de Masoten por ha (10.000 m2) de superfície do tanque: Profundidade média do tanque: 50 cm = 2,5 kg 100 cm = 5,0 kg (isto corresponde a 1g Masoten / 2000 L de água) Espécie:Truta Indicação: Trematódeos (Trichodina)* Quantidade de Masoten por ha (10.000 m2) de superfície do tanque: Profundidade média do tanque: 50 cm = 1,25 kg 100 cm = 2,5 kg (isto corresponde a 1g Masoten / 4000 L de água) *Para efeito completo em Trichodina de carpas e enguias é necessária a concentração de 1g de Masoten/400L de água. Isto corresponde a 12,5 kg/ha em tanque com profundidade média de 50 cm e 25 kg/ha, em tanque com profundidade de 100 cm.

Administração:
Modo de usar Preparo da calda: despejar a quantidade desejada de Masoten em um recipiente, adicionando sob agitação, 10 a 20 vezes a mesma quantidade de água. A seguir, pode-se aumentar a diluição para facilitar a aplicação. Tratar, então, por igual, toda a superfície do tanque por pulverização. Frequência de tratamento Nas infestações por Lernea sp., o primeiro tratamento deve ser no início da primavera, podendo ser repetido após 2-3 semanas, se a água estiver com temperatura em torno de 15ºC. Caso a temperatura seja superior a 20ºC, o intervalo de tratamento deve ser de 1-2 semanas. Em infestações causadas por Argulus sp. o intervalo entre tratamentos deverá ser de 3-4 semanas. Banhos de imersão temporária Para carpas, esse método pode ser empregado quando os peixes são transferidos pata tanques limpos. Prepara-se uma calda de 2,5 kg de Masoten para cada 100 litros de água, em um tanque de tratamento no qual os peixes são colocados com o auxílio de uma rede ou puçá, antes de serem levados para os novos tanques. Duração do tratamento: 5 a 10 minutos. Em carpas jovens e/ou debilitadas: 5 minutos Recomendações Tratar com Masoten de preferência quando a temperatura da água estiver baixa, já que a eficiência do produto é melhor em águas frias.

Precauções:
Conservar em local fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não use a embalagem vazia. Não guarde ou aplique junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e domésticos. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Não utilize equipamentos com vazamento. Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca. Não manuseie o produto com as mãos desprotegidas. Não aplique o produto contra o vento. Não contamine coleções de água de qualquer natureza. Descartar as embalagens vazias, bem como limpar os equipamentos ou recipientes usados de forma segura, evitando a contaminação do meio ambiente. Cuidados no manuseio do produto Use protetor ocular. Ocorrendo contato do produto com os olhos, lave-os imediatamente. Use máscara cobrindo o nariz e a boca. Caso haja inalação ou aspiração, procure local arejado. Use luvas de borracha, macacão com mangas compridas, avental impermeável e botas. Ao contato do produto com a pele, lave-a imediatamente. Em caso de intoxicação humana ou animal, chamar o Médico ou o Médico Veterinário, respectivamente. Grupo Químico: Organofosforado Ingrediente ativo: Triclorfone Ação tóxica: Inibidor da colinesterase Antídoto/tratamento: Sulfato de atropina. É recomendável associar reativadores da colinesterase, tratamento sintomático e descontaminação. VENDA SOB PRESCRIÇÃO E USO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO

Apresentação:
Sachê contendo 1kg.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
TRICLORFON (METRIFONATO)

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
3.736 em 23/05/91

Responsável Técnico:
Simone Eduardo - CRMV: (RJ) 17415

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-701-55-46
Página inicial

Bulário Vet