[bula] MYPET PLUS SPRAY SESPO - DIVISÃO VETBRANDS SAUDE ANIMAL

Caninos  Felinos

Fórmula:
D-fenotrina ........................4,400
Piriproxifen........................0,148 g
Veiculo q.s.p....................100,000 mL

Indicações:
Indicação: Mypet Plus Spray é principalmente indicado no tratamento e controle das ectoparasitoses dos cães e gatos causadas por pulgas (Ctenocephalides felis felis e C. canis) e carrapatos (Rhipicephalus sanguineus). MYPET PLUS SPRAY, além de possuir um rápido efeito letal sobre as formas adultas destes ectoparasitas, também inibe o desenvolvimento das formas imaturas das pulgas, controlando desta forma a população deste inseto, aumentando consideravelmente o intervalo entre as aplicações.
MYPET PLUS SPRAY também é indicado no programa de controle das infestações por cestódeos (Dypilidium caninum) que acometem os cães e gatos, uma vez que as pulgas são hospedeiros intermediários desta tênia. Combate, ainda, o carrapato dos cães (Rhipicephalus sanguineus), responsável pela transmissão da babesiose e da ehrlichiose caninas, causadas pela Babesia canis e Ehrlichia canis, respectivamente, sendo essencial seu combate para o controle destas patologias.
MYPET PLUS SPRAY apresenta eficácia comprovada no controle dos ácaros causadores das sarnas otodécica (Otodectes cynotis) e sarcóptica (Sarcoptes scabiei).
MYPET PLUS SPRAY auxilia no tratamento e controle da Dermatite Alérgica a Picada de Pulga (DAPP).


MYPET PLUS SPRAY é uma associação inovadora de dois princípios ativos que, a partir de seus mecanismos de ação diferenciados, proporciona o meio de controle mais eficaz das ectoparasitoses causadas por pulgas e carrapatos, que infestam cães e gatos. A D-fenotrina é um inseticida de rápida ação letal contra pulgas e carrapatos, que se caracteriza por sua alta eficácia, sem toxicidade para o homem e animais domésticos, garantindo a morte dos ectoparasitas adultos presentes no animal, mantendo protegido por vários dias contra novas infestações. O Piriproxifen é um inibidor do desenvolvimento dos insetos durante suas fases evolutivas (de larva a pupa no caso das pulgas). Além da sua ação ovicida e larvicida, baixíssimas concentrações de Piriproxifen são suficientes para depositar-se nos ovários das fêmeas das pulgas e causar esterilidade das mesmas. Alguns dias após a exposição à droga, já é possível observar estes efeitos atingindo seu pico máximo com 46 dias e mantendo sua eficácia por até 3 meses. Sua atividade é específica sobre o parasita, não tendo nenhuma ação contra o homem e animais domésticos. Desta forma, MYPET PLUS SPRAY consegue reunir a ação letal sobre os ectoparasitas adultos, proporcionando um rápido alívio aos animais. A atividade prolongada sobre as formas imaturas das pulgas presentes no ambiente, que são responsáveis por 95% da população total, garante que os animais permaneçam por até 3 meses livres deste inseto.

Dosagem:
A dose recomendada para um controle eficaz de pulgas e carrapatos em cães e gatos é de 100 a 200 mg de D-fenotrina e de 3,3 a 6,6 mg de Piriproxifen por kg de peso corpóreo. Esta posologia é conseguida mediante a aplicação mínima de 2 a 4 jatos do produto por kg de peso corpóreo, podendo ser aumentada principalmente em cães de pelagem densa, de forma a garantir o total umedecimento da pele do animal.

Administração:
Uso externo na forma de spray. Aplicar o produto diretamente sobre a pelagem do animal, a uma distância de aproximadamente 15 cm, de acordo com a posologia indicada. A aplicação deve ser realizada no sentindo contrário à inserção dos pelos e, principalmente nos animais de pelagem longa, levantando os pelos de tal forma que o produto entre em contato com a pele. Após a aplicação, pode ser realizada uma leve massagem do pelo, a fim de espalhar uniformemente o produto. Durante a aplicação na região facial, cobrir a boca, olhos e narinas com as mãos. No controle de sarna sarcóptica aplicar 4 jatos/kg de peso de MYPET PLUS SPRAY por todo o corpo do animal. No controle de sarna otodécica aplicar 4 jatos/kg de peso de MYPET PLUS SPRAY por todo o corpo do animal e 1 jato em cada conduto auditivo. Deixar o animal secar naturalmente, não usar toalha nem secador. O tratamento em filhotes de cães e gatos com idade inferior a 6 (seis) semanas deve ser a critério do Médico Veterinário. O produto pode ser aplicado sobre as mãos do tratador, protegidas com luvas, massageando suavemente o dorso e os membros do animal.
Respeitar o intervalo mínimo de 2 dias entre o banho e a aplicação do produto, certificando-se de que a pele do animal esteja seca. Entre a aplicação e o banho deve-se transcorrer 1 semana. Em situação de banhos freqüentes com intenso uso de xampus ou sabonetes, a proteção poderá ter seu período reduzido. Nestes casos recomenda-se a reaplicação do produto.


INTERVALO ENTRE AS APLICAÇÕES:
Nos primeiros 3 meses do tratamento recomenda-se aplicações mensais. Após este período, nas infestações por pulgas e devido aos efeitos do Piriproxifen sobre o desenvolvimento deste inseto, o produto poderá ser usado em intervalos de até 3 meses. Nas infestações por carrapatos recomenda-se o uso mensal de MYPET PLUS SPRAY. O controle parasitário depende do grau de infestação ambiental. O intervalo entre as aplicações poderá ser reduzido. Siga a orientação do Médico Veterinário para estabelecer o melhor programa de tratamento. Em casos de cães e gatos alérgicos a picada de pulga (DAPP) e que vivem em locais com alto risco de reinfestações, o intervalo entre as aplicações pode ser reduzido, devendo ser estabelecido pelo Médico Veterinário. O controle ambiental deve ser estabelecido em casos de reinfestação.
Sarna sarcóptica*: Repetir o tratamento 15 dias após a 1° aplicação.
Sarna otodécica*: Tratamento único.
*SCOTT, F.B et al., 2005, em "Eficácia acaricida da d-fenotrina (Mypet) no tratamento das sarnas otodécica e sarcóptica em cães", demonstraram a eficácia do tratamento contra a sarna sarcóptica com 2 aplicações intercaladas por 15 dias, e eficácia no tratamento único contra sarna otodécica. Maior número de aplicações podem ser necessárias, de acordo com o nível de infestação e ambiente, a critério do Médico Veterinário.
Precauções:
CONTRA INDICAÇÕES E LIMITAÇÕES DE USO:

Na posologia indicada não apresenta contra indicações nem reações adversas. O produto pode ser usado com segurança, mesmo em fêmeas gestantes ou em lactação e animais idosos ou debilitados. Evitar seu uso em filhotes com idade inferior a 6 (seis) semanas. Dependendo da necessidade, o uso nestes animais fica a critério do medico veterinário.
Banhos freqüentes podem reduzir a atividade do produto. Alguns animais podem eventualmente apresentar sensibilidade aos componentes da fórmula.

PRECAUÇÕES GERAIS:
Obedecer às dosagens e recomendações para uso do produto. Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio do produto. A higiene é fundamental. Lavar sempre as mãos após o manuseio de qualquer produto veterinário. Não guardar perto de alimentos, bebidas, outros medicamentos, produtos de higiene ou doméstica. Não reutilizar as embalagens vazias, descartando-as no lixo doméstico. . Usar luvas, especialmente durante o tratamento de grupo de animais. Conservar longe do calor (produto inflamável). Pulverizar os animais em local bem ventilado.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO. MANTENHA ESTE OU QUALQUER OUTRO MEDICAMENTO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS.
CONSERVAR O PRODUTO EM LOCAL FRESCO E SECO, AO ABRIGO DA LUZ SOLAR.
Apresentação:
Frascos plásticos munidos de pulverizador contendo 100, 250 e 500 mL.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
OUTROS
PIRETRINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
8.233/2002

Responsável Técnico:
Dr. Cassio R. Murin - CRMV: 6.473

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08007700355
Página inicial

Bulário Vet