[bula] TIGUVON SPOT-ON BAYER S.A.

Bovino

Fórmula:
Fentione .................................................................................................................. 15 g
Veículo q.s.p. ........................................................................................................ 100 mL

Indicações:
Tiguvon Spot-on é um bernicida, mosquicida, piolhicida e larvicida sistêmico pronto para uso, especialmente indicado para grandes rebanhos. É rapidamente absorvido pela pele, distribuindo-se através da corrente sanguínea por todo o corpo do animal, eliminando bernes, moscas, piolhos e bicheiras.

Dosagem:
Contra bernes e bicheiras:
Peso vivo (kg) ................Volume dose (mL)
100 ...........................................7
101 - 150 .................................10
151 - 200 .................................15
201 - 250 .................................20
251 - 320 .................................25
321 - 400 .................................32 (25 + 7)
401 - 500 .................................40
acima de 500 ...........................50

Contra moscas: Mosca do chifre - Haematobia irritans e mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans), a dose é de 7 mL para cada 100 kg de peso. Recomenda-se repetir o tratamento a cada 3-4 semanas, até se obter uma drástica diminuição na reinfestação. Contra piolhos: Damalinia bovis, Haematopinus spp., Linognatus spp. e Solenopotes capillatus, use metade da dose para bernes. Nas grandes infestações, é necessária a repetição do tratamento 2 a 3 semanas após.

Administração:
Uso tópico. Recomenda-se a aplicação de Tiguvon 15 Spot-on apenas com sua embalagem autodosadora, derramando-se a dose em um só ponto sobre a pele do animal, preferencialmente na região da cruz. Não se deve aplicar ao longo de todo o dorso do animal.

Precauções:
Agite o produto antes de iniciar o uso. Não dosifique bezerros com idade inferior a 6 meses ou com menos de 100 kg de peso. Para prevenir erros, não dosifique as vacas amamentando e seus bezerros, ao mesmo tempo. Mantenha um intervalo de 3 dias, para esses casos. Não trate animais fracos, doentes, com fasciolose e/ou outros problemas de fígado. A ação do produto sobre os bernes é lenta. O resultado é melhor visto entre o 4º e o 9º dia após a aplicação. Não repita o tratamento em intervalos menores que 14 dias. Os bernes normalmente são controlados com tratamentos a cada 4 ou 7 semanas. Não aplique em animais molhados. Chuvas após a aplicação não prejudicam a ação do produto. Não repita o tratamento por esse motivo. Não use o produto associado ou junto com outros inseticidas fosforados, carbamatos ou quaisquer inibidores da colinesterase. Use sempre luvas ao manusear o produto. As precauções abaixo são válidas para todo e qualquer ectoparasiticida. Prenda as aves domésticas quando da aplicação do produto e evite que elas se aproximem de animais que estão eliminando bernes. Tal medida impede que elas comam os parasitas e se intoxiquem. Para prevenir eventuais efeitos do produto sobre aves silvestres: anuns, gaviões, etc., que ingerem bernes, recomenda-se tratar os animais quando as infestações atingirem níveis médios. Evita-se assim “superoferta” temporária de bernes para as aves, muitas vezes famintas, como ocorre logo depois do tratamento de animais superinfestados. Animais que eventualmente morrerem em conseqüência de intoxicação por inseticida devem ser enterrados para evitar morte de aves de rapina. Carência: Em gado de corte obedeça a um intervalo de 28 dias entre o tratamento e o abate dos animais para consumo humano. Em vacas leiteiras observe um intervalo de 5 dias entre o tratamento e o uso do leite para consumo humano. Cuidados: Conserve o produto fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não use a embalagem vazia. Queime-a ou enterre-a após o uso. Não a lance em fontes de água. Não guarde ou aplique junto de fogo, alimentos ou calor excessivo. Não fume ou coma durante a aplicação ou manuseio. Lave bem, com água e sabão, as partes do corpo que entrarem em contato com o produto. Lave as mãos e o rosto após o término da aplicação. Fentione-grupo químico: Fosforado inibidor da acetil-colinesterase. Antídotos: Sulfato de atropina e reativadores da colinesterase. Intoxicações devem ser tratadas da seguinte maneira: Animais: Injetar por via subcutânea ou intramuscular solução de atropina a 1% na dose de 3 a 10 mL, conforme o tamanho do animal. É recomendável associar reativadores da colinesterase. Homens: Chamar o Médico. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Apresentação:
Embalagens autodosificadoras de 1 litro.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
FENTHION

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
348/74

Responsável Técnico:
Simone Eduardo - CRMV: (RJ) 17415

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-701-55-46
Página inicial

Bulário Vet