[bula] TOP DOG OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Caninos

Fórmula:
Cada comprimido contém:

Comprimidos 250mg: Praziquantel (12,5mg); Pamoato de Pirantel (36,0mg); Febantel (37,5mg); Ivermectina (0,015mg), Excipiente q.s.p. (250mg).

Comprimidos 1000mg: Praziquantel (50,0mg); Pamoato de Pirantel (144,0mg); Febantel (150,0mg); Ivermectina (0,06mg), Excipiente q.s.p. (1000mg).

Comprimidos 3000mg: Praziquantel (150,0mg); Pamoato de Pirantel (432,0mg); Febantel (450,0mg); Ivermectina (0,18mg), Excipiente q.s.p. (3000mg).

Indicações:
TOP DOG é um vermífugo palatável indicado para o combate e controle de parasitas internos (helmintos) de cães com atuação em vermes redondos (nematódeos) e vermes chatos (cestódeos). TOP DOG é também indicado para o tratamento da Giardíase (causada pelo protozoário Giardia sp). Espectro de ação de TOP DOG: - Nematódeos: Ancylostoma caninum, Toxocara canis - Cestódeos: Dipylidium caninum. - Protozoários: Giardia sp.

Dosagem:
- TOP DOG (250 mg) Administrar pela via oral 1 comprimido palatável para cada 2,5 kg de peso corporal.

- TOP DOG (1000 mg) Administrar pela via oral 1 comprimido palatável para cada 10 kg de peso corporal.

- TOP DOG (3000 mg) Administrar pela via oral 1 comprimido palatável para cada 30 kg de peso corporal.

Estas doses correspondem a 14,4 mg/kg de peso corporal de Pamoato de Pirantel, 5 mg/kg de peso corporal de Praziquantel, 15 mg/kg de peso corporal de Febantel e 0,006 mg/kg de peso corporal de Ivermectina.

Intervalo entre vermifugações: O intervalo adequado entre as vermifugações varia de acordo com a idade do animal, grau de infestação, exposição a reinfestações, contato com agentes transmissores (pulgas) e necessidades estratégicas de vermifugação. ,Quadro sugestivo de intervalo entre vermifugações:

Filhotes: Vermifugar com 15 dias e repetir aos 30 dias de idade. A partir de 30 dias vermifugar mensalmente até o filhote completar seis meses de idade.

Machos e fêmeas adultos: Vermifugar a cada 3 a 5 meses de acordo com recomendação do médico veterinário. É aconselhável uma dose de reforço 15 dias após cada vermifugação.

Tratamento da giardíase: Realizar uma vermifugação diária durante três dias consecutivos.

Administração:
Via Oral

Precauções:
Para o maior sucesso das vermifugações recomenda-se algumas medidas de higiene, como: oferecer ao animal alimentos frescos e limpos e água clorada ou filtrada; manter o ambiente limpo, recolhendo as fezes e utilizando desinfetantes, como a amônia quaternária, medida imprescindível para o sucesso do tratamento da giardíase que encontra na contaminação ambiental sua forma de reinfestação.

Interações medicamentosas: Devido ao similar mecanismo de ação (e toxicidade), não é recomendado o uso de pirantel concomitantemente ao uso de morantel ou levamisole. Piperazina e pirantel têm mecanismos de ação antagonistas, não utilizá-los juntos.

Contra-indicações e limitações de uso: Não utilizar em filhotes com menos de duas semanas de idade. Não tratar animais extremamente debilitados. A segurança do produto não foi avaliada em fêmeas prenhes.

Efeitos colaterais: A intoxicação causada pela ivermectina a determinados indivíduos das raças Collie, Pastores Australianos, Old English Sheepdogs, Pastores de Shetland e outras raças destes cruzamentos é passível de ocorrer apenas com doses de 0,1 a 0,2 mg/kg de peso, o que corresponde a aproximadamente 15 vezes a dose terapêutica de TOP DOG, assegurando, assim, o uso do produto nestas raças.

Reações adversas: Podem ocorrer reações alérgicas em animais hipersensíveis a algum dos componentes da fórmula. Dados de toxicidade dos componentes de TOP DOG indicam uma ampla margem de segurança para o produto. Doses acima de 4 a 5 vezes a dose recomendada, porém, podem causar reações gastrintestinais em animais sensíveis.

Conservar em local seco e fresco, entre 15 e 30°C, ao abrigo da luz solar e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário.

Apresentação:
Cartucho contendo 1 blíster com 4 comprimidos ou display contendo 12 blísteres com 4 comprimidos de 250 mg cada. Cartucho contendo 1 blíster com 4 comprimidos ou display contendo 12 blísteres com 4 comprimidos de 1000 mg cada. Cartucho contendo 1 blíster com 2 comprimidos ou display contendo 12 blísteres com 2 comprimidos de 3000 mg cada. Prazo de validade: 02 (dois) anos após a data de fabricação.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
PIRANTEL
PRAZIQUANTEL
IVERMECTINA
FEBANTEL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9.505 em 26/07/2009

Responsável Técnico:
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: SP 14.817

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000
Página inicial

Bulário Vet