[BULA] Calmiun

Agener União

Fórmula:


Cada 100 mL contém:


Cloridrato de xilazina ................................................................................................2,0 g
Veículo........q.s.p ...............................................................................................100,0 mL

Indicações:


Sedativo, tranquilizante, miorrelaxante e analgésico para bovinos, equinos, cães e gatos. Pode ser usado também para captura de animais domésticos e selvagens.

Dosagem:


Bovinos: 0,25 a 1,5 mL para cada 100 Kg de peso, IM.


Equinos: 5 a 8 mL para cada 100 Kg de peso, IV.


Cães e gatos: 1,5 mL para cada 10 Kg de peso, IM, IV ou SC.

Administração:
Bovinos, Equinos, Cães e Gatos.

Precauções:


- Aplicar com cuidado em animais apresentando depressão respiratória, cardiopatia, distúrbios hepáticos ou renais ou em estados de choque, bem como sob severas condições de estresse (calor ou frio excessivos, fadiga, etc.)


-


- Em cães e gatos, principalmente quando se usa a via intravenosa, pode haver ocorrência de emese. Esta geralmente aparece de uma só vez. Tal fato pode até ser desejável em cirurgias de emergência, quando é impossível submeter o animal a jejum prévio. Cães e gatos toleram doses de até 10 mg/kg de peso vivo (3 vezes a dose normal), todavia, podem ocorrer tremores musculares, vômitos e longa sedação.


- A xilazina pode causar bradicardia e bloqueios atrioventriculares parciais em eqüinos de pouca importância clínica, que podem ser evitados com o uso de atropina.


- Deixar os animais em jejum antes de intervenções prolongadas nas quais se usam doses altas do produto.


- Os bovinos e equinos devem ser mantidos, se possível, em decúbito torácico e com a cabeça em nível mais baixo do que o corpo quando houver risco de timpanismo.


- Em equinos, evitar injeções repetidas na mesma área, por via intramuscular ou subcutânea, pois pode haver necrose tissular local.


- Durante o último mês de prenhez não se deve administrar o produto, que poderá provocar parto prematuro.

Calmiun não altera a velocidade da coagulação do sangue. Em gatos pode haver aumento da diurese. Após a aplicação, deve-se evitar estímulos sonoros altos, que poderão desencadear reações de defesa em alguns animais.
Apresentação:
Frascos-ampola contendo 10 mL (display com 12 unidades).

Classe Terapêutica:
OUTROS

Princípio(s) Ativo(s):
OUTROS

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
nº 7.785 em 30/05/2001.

Responsável Técnico:
Dra. Vânia N. A. de Carvalho - CRMV: CRF-SP no 32.871

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 7011799
Página inicial

Bulário Vet