[bula] BAYMEC POUR-ON BAYER S.A.

Bovino

Fórmula:
Cada 100 mL contém: Ivermectina 500 mg Veículo q.s.p. 100 mL

Indicações:
Baymec Pour-on controla e trata verminoses gastrintestinais e pulmonares, bernes, piolhos, sarnas, moscas e auxilia no controle do carrapato dos bovinos. A periodicidade do tratamento deve ser definida pelo Médico Veterinário, obedecendo às características de cada região particular, maximizando desta forma o período de ação da droga. Baymec Pour-on proporciona um controle efetivo das infecções por Ostertagia spp. adquiridas até 14 dias após o tratamento e por Dictyocaulus viviparus adquiridas até 28 dias após o tratamento. A infestação por Haematobia irritans, a mosca-do-chifre, é controlada até 35 dias após o tratamento. Baymec Pour-on é especialmente indicado para o tratamento e controle dos seguintes parasitas dos bovinos: •Nematódeos (vermes redondos) gastrintestinais (adultos e larvas de quarto estágio): Haemonchus placei, Ostertagia ostertagi (incluindo larvas inibidas), Trichostrongylus axei, T. colubriformis, Cooperia spp., Cooperia oncophora (adultos), Cooperia punctata (adultos), Oesophagostomum radiatum, Oesophagostomum venulosum (adultos), Nematodirus spp. (larvas de quarto estágio), Strongyloides papillosus (adultos), Trichuris spp. (adultos). •Nematódeos pulmonares (larvas adultas e de quarto estágio): Dictyocaulus viviparus •Berne: Dermatobia hominis •Piolhos: Linognathus vituli, Haematopinus eurysternus, Solenopotes capillatus, Damalinia bovis •Ácaros: Sarcoptes scabiei var. bovis, Chorioptes bovis* •Carrapatos: Boophilus microplus* •Moscas: Haematobia irritans *Auxilia no controle deste parasito, quando usado como parte de um programa contínuo. Baymec Pour-on é um parasiticida de amplo espectro e altamente eficaz contra os parasitas internos e externos que prejudicam a saúde e diminuem a produtividade dos rebanhos bovinos. Baymec Pour-on, solução tópica de Ivermectina pronta para uso, é administrado rápido e facilmente, proporcionando a conveniência de uso da aplicação tópica, associado a uma ampla margem de segurança, tornando-o um poderoso aliado contra as parasitoses bovinas.

Dosagem:
Aplicar 1 mL de Baymec® Pour-on para cada 10 kg de peso corporal. A tabela abaixo apresenta as doses mais comuns: Peso (kg)Dose (mL) 50 5 100 10 150 15 200 20 250 25 300 30 Animais acima de 300 kg recebem a mesma dose de 1 mL para cada 10 kg de peso.

Administração:
Baymec Pour-on deve ser aplicado exclusivamente sobre o fio do dorso, numa faixa contínua da cernelha até a base da cauda.

Precauções:
Recomendações Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças. A exposição prolongada à luz pode resultar em declínio gradual da potência da Ivermectina na formulação. Não fume nem se alimente durante o manuseio do produto. Lave bem as mãos após a manipulação do produto. Não aplique sobre alimentos, áreas ocupadas por pessoas desprotegidas ou animais domésticos, que devem ser mantidos fora da área tratada. Evite o contato com a pele; caso isso aconteça, lave as partes atingidas com água em abundância e sabão. Evite o contato com os olhos; caso isso aconteça, lave-os imediatamente com água corrente durante 15 minutos e procure assistência médica, levando consigo a embalagem ou o rótulo do produto. Não jogar as embalagens vazias em rios ou lagos. Produto tóxico para peixes. As embalagens vazias ou restos de produto devem ser incinerados. Não reutilize a embalagem vazia. Não lance restos do produto, nem limpe equipamentos de aplicação ou recipientes usados em coleções de água ou próximo a poços de água potável. O produto não interfere na imunidade dos bovinos tratados, podendo ser administrado simultaneamente à vacinação contra febre aftosa, tétano, brucelose, clostridiose e raiva. Contra-indicações Não administrar por via oral, subcutânea, intramuscular ou intravenosa. Não utilizar o produto em vacas leiteiras lactantes ou dentro de 48 dias da data prevista do parto. Não tratar os animais, quando o pêlo ou o couro estiverem molhados ou sob ameaça de chuva: a eficácia do produto será reduzida, se os animais se molharem até duas horas após o tratamento. A atividade antiparasitária da Ivermectina será prejudicada, se o produto for aplicado em áreas de pele com lesões por sarna, dermatoses ou matérias aderentes, tais como lama ou estrume empastados. Nas dosagens recomendadas não são descritas quaisquer reações adversas, o produto pode ser usado com segurança mesmo em vacas prenhes. O produto não apresenta efeitos adversos sobre a performance reprodutiva de touros. Período de Carência e Restrições de Uso O período de carência para o uso da carne dos animais tratados para o consumo humano é de 48 dias após o último tratamento. Não utilizar o produto em gado leiteiro em lactação ou dentro de 48 dias antes do parto, quando o leite ou derivados destinarem-se ao consumo humano. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário.

Apresentação:
Baymec Pour-on é apresentado em frascos plásticos auto-aplicadores de 250 ml e 1 litro e cartuchos contendo um galão plástico de 5 litros + 1 frasco plástico auto-aplicador de 1 litro.

Classe Terapêutica:
ENDECTOCIDAS (AÇÃO EM ENDOPARASITAS E ECTOPARASITAS) (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
IVERMECTINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
7077 em 20/08/99

Responsável Técnico:
Simone Eduardo - CRMV: (RJ) 17415

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-701-55-46
Página inicial

Bulário Vet