[bula] Potenty MERCK SHARP & DOHME SAÚDE ANIMAL LTDA

Bovino

Fórmula:
FÓRMULA
Cada 100 mL contém:
Alfacipermetrina ....................5,0 g
Ethion ............................. 16,0 g
Clorpirifós .........................8,5 g
Veículo q.s.p. .....................100 mL

Indicações:
O produto Potenty é indicado para uso em bovinos, no tratamento e controle das infestações por Rhipicephalus (Boophilus) microplus (carrapato dos bovinos), no tratamento e controle das larvas de Dermatobia hominis (berne) e no tratamento e controle de Haematobia irritans (mosca-do-chifre).

Dosagem:

No tratamento e controle das infestações por Rhipicephalus (Boophilus) microplus (carrapato dos bovinos):Via pulverização (uso tópico):O produto Potenty deve ser administrado na diluição de 50 mL do produto para cada 20 L de água, aplicado via tópica (pulverização),Via imersão em banheiro:O produto Potenty deve ser diluído para carga do banheiro na proporção de 50 mL do produto para cada 20 L de água (correspondente a 1:400).No tratamento e controle das larvas de Dermatobia hominis (berne) e no tratamento e controle de Haematobia irritans (mosca-dochifre):Via pulverização (uso tópico).O produto Potenty deve ser administrado na diluição de 75 mL do produto para cada 20 L de água, aplicado via tópica (pulverização).
Administração:

No tratamento e controle das infestações por Rhipicephalus (Boophilus) microplus (carrapato dos bovinos):Via pulverização (uso tópico):O produto Potenty deve ser administrado na diluição de 50 mL do produto para cada 20 L de água, aplicado via tópica (pulverização),em todo o corpo do animal, no sentido contrário ao crescimento dos pelos, garantindo o contato com a pele, na dose de 5 litros de calda por animal (quantidade suficiente para molhar todo o corpo do animal), correspondendo a 2 g de ethion, 1,0625 g de clorpirifós e 0,6250 g de alfacipermetrina, em aplicação única.Via imersão em banheiro:O produto Potenty deve ser diluído para carga do banheiro na proporção de 50 mL do produto para cada 20 L de água (correspondente a 1:400). Quando houver uma redução de no mínimo 10% do volume inicial do banheiro, realizar a recarga na proporção de 100 mL do produto para cada 20 L de água (correspondente a 1:200).No tratamento e controle das larvas de Dermatobia hominis (berne) e no tratamento e controle de Haematobia irritans (mosca-dochifre):
Via pulverização (uso tópico):O produto Potenty deve ser administrado na diluição de 75 mL do produto para cada 20 L de água, aplicado via tópica (pulverização), em aplicação única, em todo o corpo do animal, no sentido contrário ao crescimento dos pelos, garantindo o contato com a pele, na dose de 5 litros de calda por animal. Esta quantidade é suficiente para molhar todo o corpo do animal.
A dose administrada é fixa e independente do peso do animal e corresponde à 3 g de ethion, 1,59375 g de clorpirifós e 0,93750 g de alfacipermetrina. Após diluído em água, o produto Potenty preparado deve ser imediatamente utilizado. Sobras do produto diluído deverão ser descartadas. Após aberto o frasco, utilizar todo o conteúdo no prazo máximo de 100 dias, desde que não tenha sido diluído e que seja mantido em sua embalagem original.
Precauções:
PRECAUÇÕES
·Tratar apenas animais saudáveis;
·Não tratar os animais durante as horas mais quentes do dia ou de calor intenso;
·Administrar o produto apenas pela via recomendada;
·O produto é tóxico para invertebrados aquáticos, peixes e abelhas. Não contaminar rios, lagos e mananciais;
·Após o uso, lavar bem o material utilizado na aplicação;
·Não reutilizar a embalagem vazia;
·Qualquer produto veterinário não utilizado ou material residual derivado de tal produto deve ser descartado de acordo com as
exigências locais.
Precauções a serem tomadas pela pessoa que administra o produto aos animais:
·Manuseie o produto com muito cuidado para evitar exposição, tomando todas as precauções recomendadas;
·Manter o produto fora do alcance das crianças e de animais domésticos;
·Conservar o produto em lugar seco e fresco, ao abrigo da luz solar;
·Não comer, beber, nem fumar durante a aplicação;
·Lavar as mãos com água e sabão após o manuseio do produto. Usar equipamento adequado de proteção: botas, avental, máscara, óculos, etc;
·Evitar o contato com a pele e os olhos. Se ocorrer exposição acidental na pele lavar a região afetada com água corrente e sabão. Se ocorrer exposição acidental nos olhos, lavá-los imediatamente com água limpa;
·Não pulverizar em local fechado, sem ventilação e nem contra o vento;
·Em caso de inalação, remover a vítima para local arejado;
·Em caso de desenvolvimento de sintomas de intoxicação devido à exposição, procurar orientação médica imediatamente mostrando o rótulo-bula do produto;
·Em caso de ingestão acidental, lavar a boca com água em abundância. Não induzir o vômito e procurar cuidados médicos imediatamente.
CONTRAINDICAÇÕES
·Não utilizar em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula
ATENÇÃO - OBEDECER AOS SEGUINTES PERÍODOS DE CARÊNCIA:
BOVINOS:
ABATE: O ABATE DOS ANIMAIS TRATADOS SOMENTE DEVE SER REALIZADO 03 DIAS APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO.
LEITE - O LEITE DAS VACAS TRATADAS SOMENTE DEVE SER DESTINADO PARA O CONSUMO HUMANO 144 HORAS (06 DIAS) APÓS A ÚLTIMA APLICAÇÃO.

Apresentação:
Frascos plásticos com 300 mL, 1 L e 5 L.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
ALFACIPERMETRINA
CLORPIRIFÓS
ETHION

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
10.069/2015

Responsável Técnico:
Dr. Leonardo B.R.Costa - CRMV: CRMV-SP 15.790

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 70 70 512
Página inicial

Bulário Vet