[bula] VANCID 10 VANSIL INDÚSTRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA

Aves  Bovino  Caninos  Caprinos  Coelhos  Eqüinos  Felinos  Ovinos  Pássaros  Suíno

Fórmula:

Cada 100 ml contém:

Cloreto de N-Aquil-Benzil-Dimetil amônia....................10 g

Veículo q.s.p.............................................................100 ml

Indicações:

Vancid 10 é um desinfetante à base de Amônia Quaternária, altamente efetivo contra bactérias Gram positivas e Gram negativas, fungos, vírus, algas, apresentando ainda propriedades detergentes.

Controla os seguintes microorganismos: Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Proteus vulgaris, Candida albicans, Salmonella typhimurium, Streptococcus faecalis, e Streptococcus agalactiae e Brucella abortus.

É indicado na desinfecção e higienização de equipamentos, instalações e utensílios usados na avicultura, suinocultura, bovinocultura, veículos, higienização de frigoríficos, abatedouros e incubatórios e desinfecção de ovos a serem incubados.

Dosagem:

Diluir Vancid 10 conforme indicação:

Lavagem e desinfecção em geral: 1:500 (1 litro de Vancid 10 para 500 litros de água).

Imersão de equipamentos e utensílios: 1:600 (1 litro de Vancid 10 para 600 litros de água).

Desinfecção de ovos incubáveis, por spray de gota grossa: 1:100 (1 litro de Vancid 10 para 100 litros de água).

Pulverização sobre aves: 1:1200 (1litro Vancid 10 para 1200 litros de água).

Tratamento de água de bebida: 1:2000 (1 litro do Vancid 10 para 2000 litros de água).

Administração:
Uso externo.

Precauções:

Contraindicações: Vancid 10 quando utilizado dentro de sua diluição normal não apresenta contra indicações. Testes efetuados com o Cloreto de Benzalcônio (principal derivado da Amônia Quaternária) demonstraram a baixa toxicidade do produto quando em diluição. Testes efetuados sobre pele escarificada de coelhos revelaram que os sais quaternários do amônio não provocam qualquer irritação na pele, nas concentrações de uso normais. Durante um período de testes de 5 semanas, uma adição de 0,3% de sais de amônio quaternário não provocaram nenhuma toxicidade aos animais medicados. Outros animais de teste receberam por um período de 3 meses a adição de 0,1% de sais de amônio quaternário em sua alimentação, não sendo constatado nenhum efeito toxicológico nestes animais. No entanto o produto quando concentrado, deve ser manipulado com cuidado, se ingerido ou em contato com a pele e mucosas pode causar irritação. O contato do produto concentrado com os olhos pode causar irritação e se não tratado a tempo pode ocasionar cegueira. Do mesmo modo que os outros compostos, os sais de Amônio Quaternário são tóxicos aos peixes, não devendo ser lançados diretamente nos cursos de água. Por outro lado, sendo um produto de natureza catiônica, o mesmo é absorvido por material particulado em suspensão, tais como: fibras, argila, areia, etc., que possuem características aniônicas. Sendo
assim facilmente retirados das águas de despejos pelos métodos normais de tratamento primário de efluentes.

Primeiros socorros: Em caso de contato com o produto concentrado, deve imediatamente larvar os olhos em no mínimo 15 minutos. Chame imediatamente um médico, remova a roupa contaminada e lave-a antes de usar novamente. Se o produto for ingerido, beba imediatamente uma grande quantidade de leite, clara de ovos ou soluções gelatinosas ou água. Evite álcool. Chame o médico imediatamente. Provavelmente danos à mucosa poderão contra-indicar o uso de lavagem gástrica. Medidas contra choque circulatório e ajudar a respiração manualmente ou mecanicamente, possivelmente sejam necessárias. Se persistente, convulsões podem ser controladas por injeção de barbitúricos de ação rápida por via endovenosa.

Precauções: Todo desinfetante tem sua ação prejudicada quando os objetos a serem desinfetados apresentarem-se muito sujos, neste caso é conveniente uma limpeza prévia com detergentes ou saponáceos. Se os sabões ou detergentes forem à base de produtos aniônicos devem-se retirar qualquer resíduo dos mesmos pelo uso de bastante água, pois a presença dos mesmos inibe a ação dos compostos de amônia
quaternária.

Modo de conservação: O produto deve ser mantido na embalagem original até a completa utilização, ao abrigo da luz solar, umidade e calor, fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Apresentação:

Frasco com 1 litro, galão com 20 e 50 litros.
Classe Terapêutica:
ANTI-SÉPTICOS E DESINFETANTES

Princípio(s) Ativo(s):
CLORETO DE ALQUIL DIMETIL AMÔNIO

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
2235 em 29/05/85

Responsável Técnico:
Dr. Alan F. Kastein - CRMV: CRF-SP 31640

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
(19) 35831597
Página inicial

Bulário Vet