[BULA] FLAMAVET

ANTI-INFLAMATÓRIO NÃO ESTEROIDAL DE USO ORAL PARA CÃES

Fórmula:
Cada comprimido de Flamavet 0,5 mg contém:
Meloxicam .................. 0,5 mg
Excipientes (*) ..........q.s.p........... 60 mg
*contém palatabilizante


Cada comprimido de Flamavet 2 mg contém:
Meloxicam ................... 2 mg
Excipientes (*) ............q.s.p.......... 240 mg
*contém palatabilizante


Informações técnicas:
Meloxicam é classificado como um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), que possui atividade analgésica e antipirética. Pertence à classe do ácido enólico, um dos derivados de Oxicam. Esta classe de fármacos inibe a atividade da enzima ciclo-oxigenase (COX), da fosfolipase A2 e da síntese de prostaglandinas. Os AINEs podem ter sua maior ou menor segurança, de acordo com o grau de seletividade perante as ciclo-oxigenase (COX), enzimas que participam da síntese de prostaglandinas. As COX podem ser classificadas de maneira simplificada como COX-1, que é expressa constitutivamente na maioria dos tecidos e está associada a eventos fisiológicos como a integridade da mucosa gástrica, fluxo sanguíneo renal e na coagulação sanguínea, e COX-2, que é uma enzima de ação induzida relacionada aos eventos da resposta inflamatória. Como o meloxicam apresenta atividade seletiva para COX-2, isto confere uma segurança maior em relação aos efeitos adversos.

Indicações:
Flamavet é indicado como anti-inflamatório e analgésico para cães.

Posologia e modo de usar:
O produto deve ser administrado exclusivamente pela via oral.
Contraindicações:

O produto não deve ser administrado em animais com antecedentes de hipersensibilidade ao meloxicam ou qualquer um dos componentes da fórmula.

Não administrar o produto aos animais com histórico de ulceração gastrointestinal ativa. Deve ser utilizado com cautela em pacientes hepatopatas, cardiopatas, doentes renais e com distúrbios hematológicos.

Interações medicamentosas:
Não administrar o Flamavet junto com outros anti-inflamatórios esteroidais ou não esteroidais e anticoagulantes devido ao maior risco de toxicidade gastrointestinal e sangramentos. Não utilizar com as medicações: digoxina, fluconazol, metotrexato e drogas nefrotóxicas como furosemida, antibióticos aminoglicosídeos, entre outros.

Alguns AINES podem reduzir o efeito dos inibidores da ECA sobre a pressão arterial e aumentar o risco de nefrotoxicidade.

Efeitos adversos:
Os efeitos adversos mais comumente relatados são náuseas, perda de apetite, apatia, diarreia, melena e ulceração gástrica. Elevação de enzimas hepáticas, prurido, azotemia, aumento da creatinina e falência renal também já foram descritos.

Intoxicação e Superdosagem:
No caso de intoxicação e superdosagem, realizar o tratamento suporte e sintomático, a critério do médico veterinário.

Precauções:
Produtos de uso veterinário devem ser mantidos fora do alcance de crianças e de animais domésticos. Não devem ser armazenados junto de alimentos, bebidas ou produtos de higiene pessoal.
Até o momento, não foram realizados estudos em animais abaixo de 4 meses, fêmeas prenhes ou lactantes.
A eficácia desse produto não foi avaliada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, porém foram conduzidos estudos pela empresa fabricante que demonstraram que o produto apresenta as características desejadas e necessárias de eficácia e segurança para a indicação a que se destina obtendo, dessa forma, emissão de Licença Provisória.

Apresentação:
Blister com 10 comprimidos, nas apresentações de 0,5 mg e 2,0 mg.
Display contendo 5 blísteres com 10 comprimidos de 0,5 mg e 2,0 mg.

Conservar em local seco, a temperatura ambiente (15°C a 30°C), ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO
Licenciado provisoriamente no Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento, sob o número 18/2017,
em 12/06/2017.
Responsável Técnico:
Vânia N. A. de Carvalho
CRF-SP no
 32.871
Proprietário e Fabricante:
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, nº 90
Embu-Guaçu – São Paulo – CEP: 06900-000
DDG: 0800 701 1799 – CNPJ: 60.665.981/0001-18
Indústria Brasileira

Nenhum comentário

Postar um comentário

Página inicial

Bulário Vet