Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] Anasedan

SESPO - DIVISÃO VETBRANDS SAUDE ANIMAL

Fórmula:

Cada 100 mL contém:
Cloridrato de xilazina (equivalente a 2 g de xilazina base) ............ 2,3 g

Veículo q.s.p. ......... 100,0 mL

Indicações: ANASEDAN provoca nos animais um estado de sedação e um alto grau de analgesia, cuja profundidade depende da dose utilizada. Também produz um acentuado relaxamento muscular generalizado. A analgesia é produzida por estimulação dos alfa-receptores periféricos e centrais. A xilazina não produz excitação e apresenta grande poder anestésico reversível que se caracteriza pelo bloqueio do impulso nervoso.

A sedação é induzida, principalmente, através da estimulação dos alfa-2-receptores centrais. Após a sedação, provoca analgesia e relaxamento muscular, quando administrada em cães e gatos.

A xilazina possui um certo efeito emético, principalmente em gatos e ocasionalmente em cães, quando a droga é administrada pela via intramuscular. A emese é menos freqüente quando a administração é pela via intravenosa. O efeito emético pode ser desejado em cirurgias de emergência, onde não é possível submeter o animal a jejum prévio.
Efeitos Cardiovasculares: quando administrada pela via endovenosa, a xilazina produz bradicardia nos animais que não receberam pré-medicação anticolinérgica.
Esta bradicardia é devida ao reflexo baro-receptor do sinus carotídeo em resposta à hipertensão que ocorre após a administração da xilazina. Além disso, a xilazina diminui a atividade simpática e aumenta a atividade vagal. Nos cães, a xilazina produz uma diminuição do fluxo sangüíneo aórtico. Em alguns animais, a administração intramuscular de xilazina produz uma pequena diminuição ou nenhuma alteração na pressão arterial.
Efeitos Respiratórios: em cães e gatos, após a administração de xilazina, não se observam alterações no pH arterial, PaO2 e PaCO2. Em alguns animais, observa-se uma diminuição da freqüência respiratória.

Efeitos Digestivos: em alguns animais, a xilazina pode causar distensão gástrica aparentemente devida a aerofagia e relaxamento do esfíncter gastro-esofágico, o qual pode resultar em refluxo do conteúdo gástrico.
De forma geral, causa diminuição do peristaltismo intestinal devido à inibição da acetilcolina no plexo de Auerbach.

Efeitos Endócrinos: a xilazina produz uma diminuição das concentrações plasmáticas de insulina, devido a sua ação sobre os alfa-2-receptores das células beta pancreáticas que inibem a secreção insulínica. Também causa um aumento das concentrações plasmáticas de glicose e do hormônio do crescimento. Outros efeitos endócrinos são transitórios e de menor importância clínica.
Efeitos Renais: a xilazina produz um aumento do fluxo urinário.

Efeitos na Gestação: a xilazina não é uma droga abortiva nem teratogênica, no entanto, causa um aumento do tônus do miométrio e diminuição da pressão intra-uterina em alguns animais, devido a sua ação sobre os alfa-2-receptores, razão pela qual, recomenda-se evitar o uso de xilazina no último mês de gestação.

Distribuição: a xilazina, após a administração intramuscular, é rapidamente absorvida, sofrendo posteriormente uma intensa bio-transformação. Cerca de 20 metabólitos foram identificados.

O metabolismo da droga nas diferentes espécies é rápido e sua vida média varia de 23 a 50 minutos, dependendo do stress, técnicas anestésicas utilizadas, do metabolismo e da sensibilidade individual.

Dosagem: CANINOS E FELINOS: ANASEDAN pode ser aplicado tanto pela via subcutânea, intramuscular ou intravenosa, na dose de 1,5 mL para cada 10 kg de peso. Esta dosagem produz uma boa sedação que normalmente se mantém por 1 a 2 horas e analgesia por 15 a 30 minutos, a qual permite que sejam executadas suturas, exames radiológicos, coleta de sangue, passagem de sonda uretral, extrações dentárias e de tártaro, limpeza de ouvidos e de feridas cirúrgicas. Devido ao seu efeito miorelaxante de ação central, associado ao efeito sedativo e analgésico, ANASEDAN pode ser usado para realizar diversas manobras ortopédicas (redução de fraturas, luxações, torções, etc).
ANASEDAN pode ser associado a outras drogas obtendo-se excelentes resultados.
A associação com anestésicos locais permite intervenções cirúrgicas mais profundas, sendo ideal para cirurgias em animais idosos e debilitados, nos quais não se deseja a administração de anestésicos gerais.
Na associação com barbitúricos, ANASEDAN pode ser usado como pré-anestésico na dosagem de 0,5 mL a 1,0 mL para cada 10 kg de peso por via intramuscular, tendo como vantagem a redução de 50% a 70% a dose destes anestésicos gerais.
Na associação consagrada de xilazina com Cloridrato de cetamina, recomenda-se a dosagem de 0,1 mL/kg de ANASEDAN e de 0,06 a 0,1 mL/kg de Dopalen.

Administração:Vide dosagem (Indicações, Modo de Usar e Posologia)

Precauções: ANASEDAN deve ser utilizado com cautela em animais com severas cardiopatias, hepatopatias, nefropatias e depressão respiratória. Se após a administração de ANASEDAN ocorrer uma excessiva depressão respiratória, recomenda-se a aplicação de analépticos respiratórios, como por exemplo, cloridrato de doxapram.
Também se deve ter cuidado com a administração de ANASEDAN em animais em estado de choque e sob severas condições de estresse. Recomenda-se o uso de atropina em doses padrão, antes ou depois da administração de ANASEDAN, para evitar a ocorrência de eventuais bradicardias ou bloqueios atrio-ventriculares parciais.
Não se deve associar ANASEDAN com outros tranqüilizantes.

MANTENHA ESTE, OU QUALQUER OUTRO MEDICAMENTO, FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS. CONSERVAR O PRODUTO EM LOCAL FRESCO E SECO, AO ABRIGO DA LUZ SOLAR.

PRODUTO CONTROLADO

VENDA SOB PRESCRIÇÃO OBRIGATÓRIA E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO CONFORME INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 07/06/2002.

Apresentação:Frasco-ampola de vidro contendo 10 mL.

Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES
Princípio(s) Ativo(s): XILAZINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

6.589/98

Responsável Técnico:

Dr. Cassio R. Murin - CRMV: 6.473

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08007700355
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] Anasedan
[BULA] Anasedan
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-anasedan-xilazina.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-anasedan-xilazina.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content