Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] DORCIPEC

VALLÉE S.A. - PRODUTOS VETERINÁRIOS

Fórmula:

Cloridrato de xilazina ................. 2 g
Excipiente q.s.p. ...................... 100 mL

Indicações: DORCIPEC é indicado como sedativo, analgésico, relaxante muscular e anestésico injetável para bovinos, equinos, caninos e felinos, facilitando a performance de exames médicos, tratamentos e intervenções cirúrgicas. O produto pode ser associado a outros anestésicos e/ou pré-medicações.

Dosagem: BOVINOS:

- Para sedação e analgesia recomenda-se a dose de 0,05 mg/kg de peso vivo ou 0,12 mL/50 kg de peso vivo.
- Para forte sedação, analgesia e relaxamento muscular recomenda-se a dose de 0,10 mg/kg 0,20 de peso vivo ou 0,25 mL/50 kg de peso vivo.
- Para sedação muito intensa, analgesia e relaxamento muscular acentuado recomenda-se a dose de 0,20 mg/kg de peso vivo ou 0,50 mL/50 kg de peso vivo.
- Para sedação muito intensa, anestesia e relaxamento muscular acentuado e intenso recomenda-se a dose de 0,30 mg/kg de peso vivo ou 0,75 mL/50 kg de peso vivo.

Em algumas indicações, a dose necessária está sujeita a variações individuais. É possível intensificar ou prolongar o efeito do DORCIPEC, através de uma segunda administração 15 ou 30 minutos após a primeira .

A dose de 0,05 mg/kg P.V. é útil em pequenas intervenções cirúrgicas, transporte e sujeição do animal.

A dose de 0,10 mg/kg P.V. é útil em pequenas intervenções cirúrgicas, especialmente nas tetas. É utilizada também na desobstrução do esôfago, tratamento de cascos, abertura de abcessos, suturas superficiais em regiões do corpo mais sensíveis.

A dose de 0,20 mg/kg P.V. é útil na cirúrgia plástica de chifres, na amputação de dígitos, na cirurgia do tendão flexor e da articulação dos dedos, em cesarianas, nas suturas de tetas, em intervenções no úbere, nas castrações, em punções, nas enucleações, nas extrações de dentes.

A dose de 0,30 mg/kg P.V. é utilizada excepcionalmente nas cirurgias muito dolorosas ou morosas, onde se pretenda obter um relaxamento muscular mais duradouro e intenso.

EQUINOS:

A dose de 1,0 - 1,6 mg/kg de peso vivo ou 5,0 - 8,0 mL/100 kg de peso vivo gera desde leve à forte sedação e acentuado relaxamento muscular.

Doses superiores a 02 mg/kg, ou seja, 10,0 mL/100 kg de peso vivo, eventualmente podem provocar queda do animal e contrações tônico-clônicas passageiras, portanto essa dosagem é contra indicada.

A dose de 1,0 - 1,6 mg/kg de peso vivo são úteis nas sedações para transporte, pesagem, radiografias, intervenções nos cascos, para potencialização de anestesia geral com cloral ou barbitúricos. Facilita a palpação retal.

CANINOS E FELINOS:

Para sedação prolongada, relaxamento muscular e analgesia leve recomenda-se a dose de 1,0 - 3,0 mg/kg de peso vivo ou 0,5 - 1,5 mL/10 kg de peso vivo.

Nas doses recomendadas executa-se: suturas, extrações dentárias, higiene bucal, imobilização de fraturas (gesso, tala ou Thomas), exames radiológicos, retirada de pontos.

O uso do produto, principalmente por via endovenosa, pode causar emese.

Administração:VIAS DE ADMINISTRAÇÃO:

- Bovinos: intramuscular ou intravenosa.
- Eqüinos: intramuscular ou intravenosa.
- Cães e felinos: intramuscular ou intravenosa ou subcutânea.

POSOLOGIA E MODO DE USAR: PARA USO ASSOCIADO A OUTROS PRODUTOS

BOVINOS : O DORCIPEC pode ser associado ao cloridrato de ketamina na dose de 0,5 mL do DORCIPEC (10mg) e 500 mg de cloridrato de ketamina, para cada 100 kg de peso vivo. Administração separada, aplicando o último, 10 minutos após o primeiro.

O DORCIPEC é completamente ativo em bovinos, podendo ser usado isoladamente, mesmo em intervenções cirúrgicas mais importantes.


EQUINOS : O DORCIPEC pode ser associado ao hidrato de cloral, com a finalidade de adormecer o animal em intervenções cirúrgicas importantes. Sugere-se as doses de 04 mL de DORCIPEC (80 mg) e 80 mg de hidrato de cloral, para cada 100 kg de peso vivo, por via endovenosa.

Quando associado ao cloridrato de ketamina, para se obter anestesia geral e sono profundo, sugere-se 04 mL de DORCIPEC (80 mg) e após 01 (uma) hora 02-04 mg de cloridrato de ketamina, para cada 100 kg de peso vivo.

A associação de DORCIPEC a barbitúricos provoca o efeito anestésico geral e os animais adormecem. As doses indicadas são 05 mL de DORCIPEC (100 mg) e 600-800 mg de barbitúrico (tiopental, tiobarbital), ambos calculados para 100 kg de peso vivo, por via endovenosa. Por se tratar de uma associação com barbitúricos, a administração deve ser lenta e controlada.


CANINOS E FELINOS:

O DORCIPEC associado ao cloridrato de Ketamina, produz um estado de analgesia somática e visceral completo, com sono profundo e relaxamento muscular. A dose varia conforme o efeito desejado.

Com anestésicos locais (xilocaína, novocaína), o DORCIPEC produz efeitos que permitem intervenções cirúrgicas em animais idosos ou impossibilitados de receberem barbitúricos.

O DORCIPEC pode ser usado como medicação pré-anestésica, na dose de 0,5 a 1,0mL, para cada kg de peso vivo, por via intramuscular, associado a barbitúricos, sendo esses últimos administrados na dose de 30 a 50% da dosagem normal recomendada. Por se tratar de uma associação com barbitúricos, a administração deve ser lenta e controlada.

Precauções: CONTRA-INDICAÇÕES:

Em bovinos e eqüinos, não administrar a droga no último trimestre da gestação (exceto no momento do parto), evitando parto prematuro.

Em caninos e felinos, o cloridrato de xilazina possui efeito emético e portanto não deve ser utilizado quando houver obstrução do esôfago, torção ou hérnia gástrica.

O cloridrato de xilazina (DORCIPEC) não deve ser usado com neurolépticos.

PRECAUÇÕES :

Bovinos e eqüinos devem ser mantidos em decúbito torácico e com cabeça em nível mais baixo que o corpo, quando apresentarem riscos de timpanismo, aspiração de saliva, ou de alimentos regurgitados, pelos pulmões.

Respeitar o período de jejum em animais que serão submetidos a intervenções cirúrgicas prolongadas.

Em casos de excessiva depressão respiratória, após o uso de DORCIPEC, recomenda-se o uso de analépticos. Nesses casos sugere-se o doxapram (dopran injetável), na dose de 05 mg/kg de peso vivo, por via endovenosa. Em alguns casos, a oxigenação e/ ou respiração artificial são recomendados.

Nos casos de persistência do sono, abrigar os animais da exposição aos raios solares assim como os animais com hipotermia.

Em eqüinos evitar injeções repetidas no mesmo local de aplicação ( evitar necrose tissular)

A droga deve ser empregada com os devidos cuidados em animais com severa depressão respiratória, graves cardiopatias, distúrbios renais ou hepáticos ou em estados de choque endotóxicos e traumáticos e sob severa condição de estresse
(calor ou frio excessivo, fadiga, etc. ...)

Em associações com barbitúricos, a administração dos mesmos e do DORCIPEC devem ser lenta e controlada.


NOTA :

O armazenamento de DORCIPEC em ambientes quentes pode, ocasionalmente, provocar pequenas precipitações no produto, que não interferem na eficiência do mesmo.

Apresentação:Frascos de 10 mL.


Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s): XILAZINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

4585

Responsável Técnico:

HELOIZA HELENA BALIZA PEREIRA - CRMV: CRMV-MG 2211

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 8825 533
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] DORCIPEC
[BULA] DORCIPEC
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-dorcipec.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-dorcipec.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content