Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] EQDOMIN

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Fórmula:
Cada 1 mL contém:
Cloridrato de Detomidina.....................10 mg
Veículo q.s.p. ...............................1 mL

Indicações:

Eqdomin é um sedativo a base de cloridrato de detomidina, um agonista de receptores α2 adrenérgicos localizados pré-sinapticamente, que quando estimulados impedem a liberação de noradrenalina através da inibição do influxo de íons Ca++ na membrana neuronal. Essa estimulação possui efeito hipotensor e tranquilizante, sendo o último resultado da diminuição da atividade da projeção noradrenérgica ascendente da formação reticular. Dentre os efeitos sobre o SNC observados quando se faz uso deste fármaco estão a sedação, hipnose, relaxamento muscular, ataxia, depressão do centro vasomotor e aumento do tono vagal e da atividade dos baroreceptores. A detomidina possui ainda baixo peso molecular e, devido ao seu comportamento altamente lipofílico, é rapidamente absorvida, possuindo elevada afinidade para o sistema nervoso central.

Quando comparada a xilazina (fármaco amplamente utilizado), apresenta maior potencia sedativa, com maior especificidade para receptores alfa-2 adrenérgicos. Apresenta também ação mais duradoura, com efeitos farmacológicos idênticos.

Eqdomin é indicado para sedação de equinos, nos casos em que esta se faça necessária, como para realização de exames clínicos e complementares, colheita de material biológico para exames laboratoriais e realização de intervenções cirúrgicas simples.

Dosagem: Eqdomin deve ser administrado pela via intravenosa (IV), na dose de 0,02 mg/kg, equivalente a 0,2 mL para cada 100 kg de peso vivo.

Administração:

Eqdomin deve ser administrado pela via intravenosa (IV), na dose de 0,02 mg/kg, equivalente a 0,2 mL para cada 100 kg de peso vivo, conforme o quadro abaixo:

Peso vivo Volume de “Eqdomin


100 kg 0,2 mL


200 kg 0,4 mL


300 kg 0,6 mL


400 kg 0,8 mL


500 kg 1,0 mL

No estudo de eficácia realizado com o Eqdomin, os animais apresentaram início da sedação entre 1 a 5 minutos após sua administração (sedação satisfatória entre 30 e 60 minutos após sua administração). Esse período é variável,de acordo com as características de cada animal e procedimento a ser realizado. Eqdomin é indicado para utilização em dose única. A aplicação de doses complementares a dose inicial deve ser avaliada pelo médico veterinário, considerando-se caso a caso.

Precauções:

COMPATIBILIDADES MEDICAMENTOSAS E INTERAÇÕES:

Esse fármaco pode ser combinado com fenotiazínicos ou opióides, fornecendo uma sedação em estação mais confiável. A literatura cita também sua utilização associada a cetamina, benzodiazepínicos ou precedendo a administração da cetamina e de anestésicos inalatórios (reduz a concentração alveolar mínima – CAM dos anestésicos voláteis). Quando associada a agentes anestésicos, opioides e sedativos/hipnóticos, pode ocorrer efeito aditivo entre os fármacos e a redução da dose de um ou ambos os fármacos pode ser necessária. Já associada aos fenotiazínicos, como por exemplo, a acepromazina, pode ocorrer severa hipotensão. A atropina (0,01 a 0,02 mg/kg) pode ser utilizada na prevenção da bradicardia, mas seu uso rotineiramente não é necessário. Outras medicações cardiodepressoras, quando associadas a detomidina, podem aumentar o risco de arritmias. Há um relato em literatura sobre o seu uso concomitante com sulfonamidas IV, o qual poderia desencadear uma disritmia grave. Os studos de segurança do produto não avaliaram a sua utilização em associação com outros fármacos, porém tais informações são largamente descritas em literatura.


EFEITOS COLATERAIS:

Os efeitos cardiopulmonares dos alfa-2 agonistas incluem diminuição da frequência cardíaca (bradicardia), bloqueio atrioventricular (que pode ser de 1º, 2º e 3º graus), redução do débito cardíaco, e aumento inicial de pressão arterial seguida de hipotensão duradoura; sendo estes efeitos toleráveis em pacientes que apresentam função cardíaca normal. Quando utilizada em doses altas, a detomidina pode proporcionar depressão respiratória. O uso da detomidina proporciona ainda possível redução da motilidade intestinal, aumento do débito urinário, hiperglicemia, altera a termorregulação com inibição do tremor muscular e sudorese.

Em alguns cavalos, pode haver hiper-responsividade aos estímulos. Outros possíveis achados incluem hipoinsulinemia, aumento da resistência vascular e do consumo de oxigênio do trato gastrintestinal, salivação, piloereção, transpiração, exposição/prolapso peniano e tremor muscular leve. Como se trata de um principio ativo dose-dependente, os efeitos supracitados podem ser pronunciados após a superdosagem em equinos. Os valores de Hematócrito e de proteína total podem diminuir após administração parenteral da detomidina. Essas mudanças provavelmente são devidas a alterações de fluidos e sequestro de eritrócitos no baço que ocorre pela diminuição do tônus simpáticos. Os efeitos colaterais do Eqdomin são temporários e bem tolerados em pacientes saudáveis, normalizando ao término da sedação.

PRECAUÇÕES:

Cuidados prévios:

Obedecer a dosagem e via de administração indicada para o uso do produto. Somente o médico veterinário está apto a fazer alterações na dosagem recomendada para o seu uso. Assim como outros fármacos sedativos (depressores do SNC), os efeitos sedativos do Eqdomin podem ocasionar depressão cardiorrespiratória, incoordenação motora,ataxia ou mesmo, em alguns casos, o decúbito. Não é necessário jejum hídrico ou alimentar prévio a administração de Eqdomin. Optar pela restrição alimentar prévia a sedação fica a critério do médico veterinário. Eqdomin deve ser utilizado como cautela em animais com doenças neurológicas ou cardiovasculares significativas, choque endotóxico ou traumático, doenças hepáticas avançadas e renais. Em potros, o uso também requer cautela, pois nestes os alfa-2 agonistas apresentam efeitos mais pronunciados. Já para animais idosos, a cautela na utilização dos alfa-2 agonistas se atenta para possíveis arritmias, ação prolongada do fármaco e seus efeitos colaterais. Eqdomin foi testado em animais sadios com até 25 anos de idade, nos quais o produto foi bem tolerado.

Cuidados durante a sedação:


Quando se administra um sedativo em doses clínicas, os cavalos costumam permanecer em posição quadrupedal , embora apresentem sinais de instabilidade corporal e ataxia. Alguns animais se tornam assustados ao terem percepção desses efeitos, especialmente se forem conduzidos de um local a outro imediatamente após administração do sedativo.


O médico veterinário deve monitorar a frequência cardíaca e, se possível, o eletrocardiograma durante o tratamento dos equinos com detomidina e, quandodisponível, o monitoramento da pressão arterial pode ser indicado. A diminuição da motilidade intestinal causada pelo uso pré-operatório da detomidina não influencia nos quadros de cólica, pois esse efeito é de curta duração. Porém, como ela pode inibir a motilidade gastrintestinal, deve ser usada com prudência nos pacientes tratados para impactação intestinal.


Contraindicações e limitações de uso:


Não utilizar produtos com prazo de validade vencido. O aumento da glicemia, que pode ocorrer após administração do fármaco, torna seu uso desaconselhável em pacientes diabéticos. A detomidina é contraindicada em equinos com bloqueio cardíaco atrioventricular ou sino-atrial pré-existentes, insuficiência coronariana grave, doenças cerebrovasculares, respiratórias ou insuficiência renal crônica.

Não é indicado o uso de detomidina com outros alfa-2 agonistas, em virtude do risco dos possíveis efeitos aditivos.

REAÇÕES ADVERSAS:

Em contraste aos efeitos fisiológicos mediados pelos receptores alfa-2, a ativação de receptores alfa-1 produz emoção, excitação e aumento da atividade locomotora em animais. Estes comportamentos também são observados após a administração de doses excessivas de alfa-2 agonistas menos seletivos a após a aplicação intracarotídea acidental. Nos estudos realizados com Eqdomin, não foram observadas reações adversas. É frequente ocorrer piloereção, que não deve ser confundida com reação alérgica ao fármaco.


SUPERDOSAGEM:

Em caso de superdosagem, por se tratar de um fármaco dose-dependente, os efeitos da detomidina podem se pronunciar e o uso de antagonistas pode ser necessário.

ATENÇÃO: OBEDECER AOS SEGUINTES PERÍODOS DE CARENCIA. O PRODUTO NÃO REQUER PERIODO DE CARENCIA PARA O ABATE DE EQUINOS TRATADOS.

A UTILIZAÇÃO DO PRODUTO EM CONDIÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS NESTA BULA PODE CAUSAR A PRESENÇA DE RESIDUOS ACIMA DOS LIMITES APROVADOS, TORNANDO O ALIEMNTO DE ORIGEM ANIMAL IMPROPRIO PARA O CONSUMO.

ANTAGONISMO FARMACOLÓGICO:

Os fármacos iombina, tolazolina, atipamezole e piperoxam são antagonistas de alfa-2 adrenoceptores que podem ser utilizados em situações nas quais se usou dose excessiva da detomidina ou quando a ocorrência de complicações após a administração de doses adequadas dos alfa- 2 agonistas. Dentre estes, indica-se o uso de atipamezole na dose de 50 a 100 mcg/kg ou ioimbina na dose de 0,11 mg/kg.

Conservar em local seco e fresco, entre 15ºC e 30ºC, ao abrigo da luz solar direta, fora do alcance de crianças e animais domésticos. A exposição a temperaturas extremas, como calor e frio excessivos, e ação da luz solar direta podem alterar a qualidade do produto. Após aberto, consumir o produto em até 6 meses.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO OBRIGATÓRIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

ATENÇÃO: O USO PELO HOMEM PODE CAUSAR GRAVES RISCOS À SAÚDE.

Apresentação:

Frasco injetável de vidro âmbar contendo 5 mL.

Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):OUTROS

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

9.755 em 25/10/2013

Responsável Técnico:

Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: CRMV-SP 14.817
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] EQDOMIN
[BULA] EQDOMIN
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-eqdomin-ouro-fino.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-eqdomin-ouro-fino.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content