Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] KENSOL

KÖNIG DO BRASIL LTDA

Fórmula:

Cada mL contém:
Cloridrato de Xilazina .............................................. 20 mg
Veículo aquoso estéril .............................................. 01 mL

Indicações: KENSOL é indicado como sedativo, miorrelaxante, analgésico e anestésico injetável para bovinos, eqüinos, caninos e felinos, para uso clínico-cirúrgico. Nas intervenções cirúrgicas maiores ou muito dolorosas, geralmente o produto é associado a outros anestésicos e/ou pré-medicação.

Dosagem:Espécie Animal, Via de Aplicação, Dose, Duração do efeito

Bovina
EV - 5mg/100kg - 2h
IM - 5mg/100kg - 2h
EV - 10mg/100kg - 2 a 4h
IM - 10mg/100kg - 2 a 4h
EV - 20mg/100kg - 4 a 6h
IM - 20mg/100kg - 4 a 6h

Eqüina
EV - 0,6-2,0mg/kg - 30 a 40 min
IM - 0,6-2,0mg/kg - 20 a 40 min

Canina
EV - 1,0mg/kg - 15 a 30 min
IM - 1,0-3,0mg/kg - 15 a 30 min

Felina
EV - 1,0mg/kg -15 a 30 min
IM - 1,0-3,0mg/kg -15 a 30 min

A intensidade e persistência dos efeitos, varia com a dose, via de administração, espécie animal e características individuais. Assim, eqüinos e bovinos novos, ou menos dóceis, necessitam de doses relativamente maiores do que as prescritas para animais adultos e mansos, para alcançar os mesmos efeitos.

Posologia e Modo de usar: associado a outros anestésicos:
As associações com outros anestésicos ou pré-anestésicos são indicadas para intervenções cirúrgicas mais sérias, já que diminuem os efeitos colaterais indesejáveis dos compostos aplicados, não somente pelas doses menores de cada um, como também pelo equilíbrio dos efeitos específicos.

Bovinos:
• Com cloridrato de quetamina: a duração da anestesia é variável de acordo com a via de administração e se é administrado junto com a xilazina, ou isoladamente. Convém proceder à entubação devido a hipersecreção salivar, já que alguns animais regurgitam o alimento. Nesta espécie, há falta de relaxamento muscular, assim como ausência do reflexo de deglutição.
As doses recomendadas são: 0,5 mL de KENSOL (10 mg) e 500 mg de cloridrato de quetamina para cada 100 kg de peso corpóreo. Administração simultânea, ou separada, aplicando o último produto 10 minutos depois, por via intramuscular ou endovenosa. É importante destacar que KENSOL é particularmente ativo em bovinos, podendo ser usado sem outra associação, mesmo em intervenções cirúrgicas mais sérias.

Eqüinos:
• Com hidrato de cloral: utiliza-se em intervenções sérias, permanecendo os animais adormecidos. Sugere-se as doses de 4 mL de KENSOL (80 mg) e 80 mg de hidrato de cloral para cada 100 kg de peso corpóreo por via endovenosa.
• Com cloridrato de quetamina: representa uma excelente associação, obtendo-se anestesia geral e sono profundo. Pode-se aprofundar e/ou prolongar a anestesia. Sugere-se como dose de orientação: 4 mL de KENSOL (80 mg) seguidos uma hora mais tarde por 2 a 4 mg de cloridrato de quetamina, ambas as doses calculadas para 100 kg de peso corpóreo.
• Com barbitúricos: obtém-se anestesia geral, com os animais adormecidos com 5 mL de KENSOL(100 mg) e 600 – 800 mg de barbitúrico (tiopental, tiobarbital)ambos calculados para cada 100 kg de peso corpóreo, por via endovenosa. Deve-se injetar lentamente, avaliando o efeito.
• Com xilocaína ou novocaína: para pequenas intervenções.

Cães e Gatos:
• Com cloridrato de quetamina: é uma das associações mais eficazes, produzindo um estado de analgesia somática e visceral completo, com sono profundo e efeito miorrelaxante. KENSOL pode ser ministrado 20 minutos antes ou simultaneamente com cloridrato de quetamina. Ambas as doses devem ser menores do que as indicadas para o uso independente, podendo variar-se as proporções de acordo com o efeito predominante que se deseja alcançar. O prolongamento desse efeito pode ser obtido, suplementando a dose média, conforme for necessário, tanto por via intramuscular como endovenosa.
Nota: Com esta associação em cães, o reflexo palpebral é positivo, havendo miose e lacrimação. Por este motivo, não se deve tomar estes efeitos como indicadores de profundidade da anestesia, nem tampouco a apresentação de hipertônus, ou de leves movimentos involuntários no início das anestesia. Para ambas as espécies recomenda-se um jejum prévio de 6 a 18 horas e pré-medicação com sulfato de atropina. Os efeitos estimulantes cárdio-depressores do cloridrato de quetamina, equilibram os efeitos depressores da xilazina, permitindo seu uso em animais sob estado de choque.

• Com xilocaína ou novocaína: esta associação é particularmente indicada para anestesia local nos casos de pequenas cirurgias.
• Com barbitúricos (narcose): recomenda-se aplicar 0,5 mg de KENSOL por cada kg de peso corpóreo, 20 minutos antes da anestesia com esta categoria de anestésicos. A dose dos barbitúricos pode ser reduzida a 1/3 ou a ¼ da habitual. Esta associação requer vigilância cuidadosa. Os barbitúricos devem ser administrados muito lentamente, com avaliação gradativa de seu efeito.

Administração: Via intramuscular, endovenosa e subcutânea.

Precauções: Bovinos e eqüinos devem ser mantidos se possível, em decúbito torácico e com a cabeça em nível mais baixo do que o corpo, quando houver risco de timpanismo, aspiração de saliva ou de alimentos regurgitados, pelos pulmões.
Deixar os animais em jejum, antes de intervenções prolongadas, em que se usam doses altas dos produtos. 

No caso de persistência do sono, evitar a excessiva exposição aos raios solares e abrigar os animais com hipotermia.

No caso de doses excessivas, aplicar analépticos centrais, com oxigenação e/ou respiração artificial.
Em eqüinos, evitar injeções repetidas na mesma área, por via intramuscular ou subcutânea, podendo isto provocar necrose tissular local.

Em cães e gatos, se houver necessidade de interromper ou diminuir a duração e intensidade da anestesia, usar analépticos do tipo coramina.

Em paradas respiratórias eventuais, geralmente basta uma compressão torácica, com ambas as mãos, para restabelecer a respiração.

Nas cirurgias muito dolorosas, particularmente na cabeça (extrações dentárias, corte das orelhas, etc) é sempre conveniente o uso combinado de KENSOL com outros anestésicos.
Para permitir uma indução mais rápida dos efeitos de KENSOL deve-se evitar ruídos ou movimentos ao redor do animal, até que se chegue ao estado requerido.

Contra-indicações:

Em eqüinos e bovinos, não associar com tranqüilizantes. Ter cuidado para evitar acidentalmente a injeção intracarotidiana. Não administrar no último mês de gestação para evitar o risco de parto prematuro.

Em cães e gatos, não utilizar o produto quando houver obstrução de esôfago, hérnias ou contrações estomacais e similares, devido a efeitos eméticos secundários. Não utilizar tranqüilizantes promazínicos em pré-medicação, ou medicação associada.

Advertência:
O produto não deve ser administrado nos animais destinados ao consumo humano a partir de 20 dias antes do abate.
O leite dos animais tratados deve ser descartado até 7 dias após a última aplicação.

Conservação:
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar e fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Manter fora do alcance das crianças e dos animais domésticos.

Apresentação:Frasco-ampola contendo10 mL


Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):XILAZINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

4.047/92

Responsável Técnico:

André de A. Prazeres Gonçalves - CRMV: 10.821

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 015 6644
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] KENSOL
[BULA] KENSOL
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-kensol.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-kensol.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content