[bula] MAXICAM 2,0 MG

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.   

Caninos

Fórmula:
Cada comprimido de 200 mg contém:
Excipiente q.s.p. ................200,0 mg

Meloxicam.............................2,0 mg


Indicações:
Maxicam 2,0 mg é um antiinflamatório não esteróide com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (cox-2). O bloqueio seletivo da cox-2, proporcionado pelo meloxicam, confere um duplo benefício terapêutico, pois resulta em uma excelente atividade antiinflamatória, analgésica e antiexsudativa com mínimos efeitos gastrolesivos ou ulcerogênicos. Além destes benefícios, o meloxicam inibe ainda a infiltração de leucócitos no tecido inflamado e previne a destruição óssea e cartilaginosa que ocorre nos processos degenerativos ósseos e cartilaginosos. Maxicam 2,0 mg é indicado como analgésico, antiinflamatório e antiexsudativo para cães de médio a grande porte, sendo especialmente indicado nas patologias dolorosas ou degenerativas, agudas ou crônicas, do aparelho osteomioarticular, tais como: osteítes, artrites, artrites reumatóides, osteoartrites, espondiloses, espondiloartroses anquilosantes, displasias coxo-femurais, calcificação de discos intervertebrais, reparação de fraturas, pós-operatório de artroplastias e traumatismos.

Dosagem:
Modo de uso e dosagens: Administrar o comprimido uma vez ao dia, em dosagem de acordo com a tabela abaixo.

Dosagem: Primeiro dia de tratamento: 2 comprimidos para cada 20 kg de peso corporal (0,2 mg de meloxicam / kg de peso corporal)

Segundo dia de tratamento em diante: 1 comprimido para cada 20 kg de peso corporal (0,1 mg de meloxicam / kg de peso corporal)

A duração do tratamento deverá ser estipulada de acordo com a gravidade do quadro. Nos casos agudos recomenda-se o tratamento por 05 a 07 dias. Nos quadros crônicos podem ser necessários tratamentos prolongados por um período máximo de 28 dias, ou a critério do médico veterinário.

Administração:
Via oral.

Precauções:
Interações medicamentosas: Não administrar juntamente com outros antiinflamatórios esteróides ou não esteróides, ou imediatamente após o tratamento prolongado com estas drogas. Não administrar juntamente com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos. Não administrar juntamente com agentes anticoagulantes como a warfarina e a aspirina.

Contra-indicações e limitações de uso: Não administrar em animais com distúrbios cardíacos, hepáticos ou renais severos. Não administrar em animais com possível ulceração gastrintestinal ou que apresentarem evidência de desordem hemorrágica ou hipersensibilidade ao produto. Não administrar em cadelas prenhes no terço final da gestação ou em lactação. Não utilizar o produto em intoxicações por drogas anticoagulantes (Ex: Cumarina).

Precauções: Obedecer às dosagens e vias de administração indicadas para o uso do produto. Somente o médico veterinário está apto a fazer alterações nas dosagens recomendadas para o uso do produto. O tratamento de animais idosos ou com menos de 06 semanas de idade deve ser cuidadosamente acompanhado pelo médico veterinário, sendo, em alguns casos, necessário reduzir a dosagem a ser administrada. Descontinuar o tratamento na ocorrência de vômitos, diarréias ou perda do apetite.

Reações adversas: Os choques anafiláticos em animais devido ao uso do meloxicam são raros, no entanto, o médico veterinário deve estar atento à possibilidade de ocorrência. Podem ocorrer reações gerais como perda de apetite, vômito, diarréia, melena e apatia. Estas reações são geralmente transitórias e tendem a desaparecer com a interrupção ou término do tratamento.

Informações para uso médico: o meloxicam é um antiinflamatório não esteróide da família dos oxicans, e não possui antídoto específico. No caso de intoxicações, realizar tratamento sintomático.

Período de carência: não se aplica.

Conservar em local seco e fresco, à temperatura ambiente, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição e administração sob orientação do médico veterinário.

Apresentação:
Cartuchos contendo 1 blíster com 10 ou 16 comprimidos, display contendo 6 ou 15 blísters com 10 comprimidos cada ou frascos plásticos contendo 60 comprimidos.

Classe Terapêutica:
ANTI-INFLAMATÓRIOS, ANTI-PIRÉTICOS, ANTI-ALERGICOS E ANALGÉSICOS

Princípio(s) Ativo(s):
OUTROS
MELOXICAN

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
nº 9335/2007

Responsável Técnico:
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: SP - 14.817

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000