Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] PROPOVET

OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Fórmula:

Cada 1 mL contém:
Propofol ...................... 10 mg
Veículo q.s.p. ................ 1 mL

Indicações:

Propovet é uma composição farmacêutica injetável na forma de microemulsão de aspecto transparente, altamente estável e pronta para uso à base de propofol. O propofol é um agente hipnótico sedativo representante do grupo dos alquil-fenóis, que produz depressão do sistema nervoso central (SNC) de maneira dose-dependente, sendo esse quadro induzido por protente efeito agonista sobre a transmissão GABA-érgica mediado pela ligação ao receptor GABA e por redução da atividade metabólica cerebral. É utilizado para indução e manutenção da anestesia, tendo como característica um rápido início de ação com rápida passagem através da barreira hemato-encefálica. O propofol apresenta período hábil anestésico curto, principalemnte em função da rápida redistribuição cerebral para outros tecidos e por uma eficiente eliminação do plasma pela rápida biotransformação através da glicuronização e sulfoxidação.

Apresenta indução, manutenção e recuperação anestésicas tranquilas, mesmo com a aplicação de doses subsequentes, por conduzir mínimos efeitos colaterais além de bom relaxamento muscular.

Indicações:


PROPOVET é indicado para a indução anestésica de cães e gatos e obtenção de plano anestésico (anestesia geral) permitindo a intubação. Quando administrado na forma de bolus (única dose), proporciona manutenção anestésica para procedimentos de curta duração. Para a manutenção do plano anestésico em procedimentos de longa duração, deve ser administrado na infusão contínua por até 90 minutos.

Dosagem:


Modo de Uso e Dosagens:


PROPOVET deve ser administrado exclusivamente pela via intravenosa utilizando equipamento estéril e apropriado e respeitando-se as boas práticas de assepsia. As doses de PROPOVET variam de acordo com as drogas administradas concomitantemente (medicação pré-anestésica - MAPA) e com o grau de estimulação cirúrgica. Nos casos de manutenção anestésica com o PROPOVET, a taxa de infusão pode variar de acordo com a administração de outros agentes no período trans-anestésico.

- Para indução de anestesia:


Cães: Administrar 0,73 mL a 0,93 mL de PROPOVET por kg de peso corporal (dose equivalente a 7,3 a 9,3 mg de propofol por kg de peso corporal), em pacientes que não receberam medicação pré-anestésica.


Gatos: Administrar 0,85 mL a 1,05 mL de PROPOVET por kg de peso corporal (dose equivalente a 8,5 a 10,5 mg de propofol por kg de peso corporal), em pacientes que não receberam medicação pré-anestésica.


Nos casos onde a MPA for administrada, a dose de indução para cães e gatos pode varia de 2 a 6 mg/kg, dependendo da combinação de fármacos sedativos/analgésicos utilizados e do estado geral do paciente, devendo ser administrado a critério do médico veterinário responsável.

- Para manutenção de plano anestésico:


Cães: 0,04 mL de PROPOVET por kg de peso corporal por minuto (dose equivalente a 0,4 mg de propofol por kg de peso corporal por minuto), em infusão contínua.


Gatos: 0,03 mL de PROPOVET por kg de peso corporal por minuto (dose equivalente a 0,3 mg de propofol por kg de peso corporal por minuto), em infusão contínua.


Como na indução anestésica, a dose de manutenção poderá variar de acordo com as condições gerais do paciente, bem como da administração concomitante de outros agentes sedativos/analgésicos.

As tabelas a seguir apresentam doses de exemplos de fármacos já utilizados previamente (MPA) e em associação com o PROPOVET em cães e gatos. A escolha pela medicação pré-anestésica, assim como pela associação do PROPOVET com outros fármacos na indução e/ou manutenção da anestesia fica a critério do médico veterinário, pois deve-se considerar as condições individuais de cada paciente.

Fármacos já utilizados em MPA previamente Dose (mg/kg) à indução anestésica com PROPOVET Cães Gatos

Acepromazina 0,03 - 0,05 0,02 - 0,03
Cetamina 0,5 - 10 0,5 - 8,3
Fentanil 0,005
Meperidina 4 - 5 4,7 - 5
Midazolam 0,3 - 0,5 0,3 - 1
Morfina 0,4 - 0,5
Tiletamina + Zolazepam 10 8
Tramadol 2 - 5,  2 - 4
Xilazina 0,2


Fármacos já utilizados em associação com Dose (mg/kg)

PROPOVET para indução anestésica Cães Gatos

Cetamina 1 - 4
Diazepam 0,4 - 0,5
Fentanil 0,005
Midazolam - 0,5

Como o propofol apresenta rápido início de ação, a dose de indução deve ser administrada ao redor de 60 segundos (administração lenta).

Manutenção da anestesia com o uso de bomba de infusão de fármacos.

A manutenção da anestesia pode ser realizada através de infusão contínua com a utilização de bomba de infusão de seringa (com o uso do PROPOVET puro)

Administração:.

Precauções:

COMPATIBILIDADE E INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Diversos fármacos são utilizados como medicação pré-anestésica, tendo como alguns de seus principais objetivos, a redução da dose do agente indutor e a produção de uma analgesia preventiva.


PROPOVET pode ser utilizado em associação a medicações pré-anestésicas com fenotiazínicos, benzodiazepínicos, opióides e alfa2-agonistas.

Pode-se associar opioides e benzodiazepínicoa ao PROPOVET na indução anestésica.

Fármacos que inibem o sistema enzimático hepático P-450, quando associados ao propofol, podem aumentar o tempo de recuperação anestésica (principalmente nos gatos).

PRECAUÇÕES

Em animais comprometidos, a estabilização do paciente pode ser necessária previamente anestesia geral, diminuindo os riscos de complicações anestésicas. Nos casos em que o paciente se encontra em choque, sob forte estresse ou que sofreram algum tipo de trauma podem ser excessivamente sensíveis aos efeitos depressores cardiovasculares e respiratórios do propofol, onde deve ser usado com cautela. A perfusão adequada deve ser mantida previamente e durante a anestesia, assim como ajustes na dosagem podem ser necessários. Devido à sua alta ligação às proteínas plasmáticas, os pacientes com hipoproteinemia requerem maior cuidado.

O propofol quando usado em conjunto com agentes pré-anestésicos, como acepromazina e opioides, pode potencializar sua vasodilatação e seu inotropismo cardíaco negativo. Devido aos efeitos hipotensores do propofol, deve-se evitar a sua utilização em pacientes com a função cardiorrespiratória comprometida, geriátricos e hipovolêmicos. Pela deficiência de conjugar fenóis, os gatos podem apresentar recuperação mais prolongada, principalmente após infusão contínua de propofol. Evitar inalação e contato direto do produto com pele, olhos e boca. No caso de contato, lavar o local com água e sabão e enxaguar abundantemente durante 15 minutos.

Obedecer ao modo de uso e dosagem e demais recomendações de bula. Administrar o produto lentamente, uma vez que administrações únicas ou repetidas de propofol realizadas de forma rápida podem causar depressão cardiorrespiratória indesejável, incluindo hipotensão e apneia. O principal efeito colateral relacionado ao uso do propofol é a depressão respiratória evidenciada por bradicardia e apneia. Este quadro clínico pode se resolver espontaneamente ou facilmente revertido através de

oxigenação e/ou ventilação controlada.

CONTRAINDICAÇÕES E LIMITAÇÕES DE USO:

Não utilizar medicamentos com o prazo de validade vencido. Não utilizar em animais que apresentem
hipersensibilidade ao propofol.

Não utilizar em casos nos quais a anestesia geral ou sedação do animal seja contraindicada.

ATENÇÃO: O USO PELO HOMEM PODE CAUSAR GRAVES RISCOS A SAÚDE.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO, COM RETENÇÃO OBRIGATÓRIA DA NOTIFICAÇÃO DE RECEITA.

REAÇÕES ADVERSAS:

Reação de hipersensibilidade ao propofol, incluindo anafilaxia, pode ocorrer em indivíduos que são alérgicos aos relaxantes musculares. As possíveis reações adversas relacionadas à anestesia com propofol são: apneia na indução, vômito, espirros e excitação durante a recuperação anestésica. A incidência de náuseas e vômitos é baixa após a utilização de propofol. Os animais não demonstram presença de dor na administração do Propovet®, independente de MPA prévia.

SUPERDOSAGEM:

A sobredose anestésica pode ocorrer por diversos fatores, e entre eles o cálculo incorreto da dose, a estimativa errônea do peso corpóreo e a falha na monitoração durante a anestesia. Outros fatores estão relacionados ao menor requerimento anestésico nos animais geriátricos, gestantes, nas alterações do sistema nervoso central, assim como na hipovolemia, o fármaco fica mais restrito às áreas mais bem perfundidas, como coração e sistema nervoso central. Nesses casos, podem apresentar como sinais de superdosagem a presença de pupilas dilatadas e fixas, depressão respiratória, ausência de reflexos protetores, hipotensão arterial e até arritmias cardíacas.

Por apresentar características cardiorrespiratórias dose-dependentes, a administração rápida ou a superdosagem de propofol pode ocasionar depressão cardiorrespiratória, com diminuição da pressão arterial e frequência respiratória (podendo levar à apneia). Neste caso, recomenda-se suspender a administração, instituir ventilação assistida e/ou controlada com oxigênio (reverter à depressão respiratória). Depressões cardiovasculares podem ser tratadas com expansores de plasma e/ou agentes vasoativos. As medidas devem ser adotadas conforme os sintomas apresentados.

Conservar o produto em sua embalagem original; em local de acesso restrito, seco e fresco; em temperatura entre 15 e 30 ºC; ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Apresentação:Frasco-ampola de vidro âmbar contendo 20 mL, 50 mL e 100 mL.

Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):OUTROS

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

9.763 em 11/11/2013

Responsável Técnico:

Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: 14.817
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] PROPOVET
[BULA] PROPOVET
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-propovet-ourofino-saude-animal-ltda.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-propovet-ourofino-saude-animal-ltda.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content