TORBUGESIC-SA® ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA
Cada mL de solução contém:
Butorfanol base (como Tartarato de Butorfanol).........2,0 mg
Veículo q.s.p.....................................1,0 mL
Indicações:
Torbugesic-SA® (Tartarato de Butorfanol) é indicado para a redução da dor em cães e gatos,
causada por traumas maiores ou menores, ou dor associada a procedimentos cirúrgicos ou
processos neoplásicos. Além disso, Torbugesic-SA® pode ser utilizado como sedativo e em
associações pré-anestésicas.
Dosagem:
CÃES:
Para analgesia: Faixa de dose: 1,0 a 1,5 mL para cada 10kg de peso vivo (equivalente a 0,2 a 0,3 mg de Butorfanol/kg). O produto deve ser administrado antes do término da anestesia, para promover analgesia na fase de recuperação. Efeitos analgésicos são observados em até 15 minutos. Para contínua analgesia, a dose deve ser repetida.
Para sedação: em combinação com Medetomidina HCl, o produto deve ser administrado na dose de 0,5 mL para cada 10kg de peso vivo (equivalente a 0,1 mg de Butorfanol/kg), juntamente com 10 a 25 mg de Medetomidina/kg, dependendo do grau de sedação requerido (a aplicação pode ser realizada tanto por via intramuscular quanto intravenosa). A reversão com 50 a 125 mg de Atipamezole/kg resulta em decúbito esternal, aproximadamente 5 minutos após, e posição de estação/recuperação aproximadamente 2 minutos após.
Como pré-anestésico: a dose do produto para pré-anestesia deve ser reduzida de 0,5 a 1,0 mL para cada 10kg (equivalente a 0,1 a 0,2 mg de Butorfanol/kg), aplicados 15 minutos antes da indução.
Para anestesia: em combinação com Medetomidina e Cetamina, administrar o produto a 0,5 mL para cada 10kg (equivalente a 0,1 mg de Butorfanol/kg), juntamente com 25 mg de Medetomidina/kg por via intramuscular.
GATOS:
Torbugesic-SA® deve ser administrado em gatos por via subcutânea, na dosagem de 0,4 mg/kg de peso vivo. Esta dosagem corresponde a 1,0 mL para cada 5 kg de peso vivo. A dosagem pode ser repetida até 4 vezes ao dia, durante 2 dias.
Para analgesia pré-operatória: 1,0 mL para cada 5kg de peso vivo (equivalente a 0,4 mg de Butorfanol/kg), pode ser administrado tanto por via intramuscular quanto subcutânea. Estudos clínicos demonstram que a administração de Butorfanol 5 minutos antes da indução com Acepromazina e Cetamina ou Xilazina e Cetamina, administradas por via intramuscular, produzirá analgesia ao início da cirurgia. O tempo de recuperação não é significativamente alterado. Com agentes indutores intravenosos, o Butorfanol deve ser administrado 15 a 30 minutos antes da administração do anestésico. Estudos clínicos em gatos demonstraram que o efeito analgésico de Torbugesic-SA® é observado em até 20 minutos após aplicação, e persiste na maioria dos gatos de 3 a 6 horas após aplicação subcutânea (ver Farmacologia em Felinos).
Para analgesia pós-operatória: 1,0 mL para cada 5 kg de peso vivo (equivalente a 0,4 mg de Butorfanol/kg) pode ser administrada tanto por via intramuscular quanto subcutânea, antes da recuperação. Alternativamente, 0,25 mL para cada 5 kg (equivalente a 0,1 mg de
Butorfanol/kg), pode ser utilizado por via intravenosa.
Para sedação: em combinação com Medetomidina HCl - Torbugesic-SA® pode ser administrado a 1,0 mL para cada 5 kg de peso vivo (equivalente a 0,4 mg de Butorfanol/kg), juntamente com 50 mg de Medetomidina/kg, tanto por via intramuscular quanto subcutânea. A infiltração local anestésica deve ser utilizada para suturas. Reversão com 125 mg/kg de atipamezole resulta em decúbito esternal aproximadamente 4 minutos após e posição de estação/recuperação 1 minuto após.
Para anestesia: em combinação com Medetomidina e Cetamina:
Intramuscular:
Administrar Torbugesic-SA® a 1,0 mL/5 kg (equivalente a 0,4 mg de Butorfanol/kg), 80 mg de Medetomidina/kg e 5 mg de Cetamina/kg. Os gatos entram em decúbito em 2 a 3 minutos após injeção. A perda de reflexos digitais ocorre 3 minutos após a injeção. Reversão com 200 mg/kg de atipamezole resulta em recuperação dos reflexos interdigitais após 2 minutos, decúbito esternal após 6 minutos e posição de estação/recuperação após 31 minutos.
Intravenoso:
Administrar Torbugesic-SA® a 0,25 mL/kg de peso vivo (equivalente a 0,1 mg de Butorfanol/kg), 40 mg de Medetomidina/kg e dependendo da profundidade da anestesia requerida, 1,25 a 2,5 mg de Cetamina/kg por via intravenosa. Reversão com 100 mg/kg de atipamezole resulta em retorno de reflexos interdigitais 4 minutos após, decúbito esternal 7 minutos após e estação 18 minutos após.
Administração:Cães/Gatos: Pode ser administrado por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea, respeitando as orientações do modo de aplicação.
Precauções:
Contra Indicações:
Como a segurança do produto não está determinada para fêmeas gestantes, reprodutores (machos) ou filhotes com menos de 4 meses de idade, Torbugesic-SA® não é recomendado para estes animais.
Efeitos Colaterais:
Em gatos foram observados: sensibilidade dolorosa à aplicação, midríase, desorientação, atos repetidos de deglutição/lambedura e sedação. Tratamento suporte, se necessário, deverá ser adotado a critério do Médico Veterinário.
Armazenamento:
Deve ser mantido em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15°C a 30°C) e protegido da luz solar. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Venda sob prescrição obrigatória e aplicação sob orientação do Médico Veterinário. Produto sujeito à retenção de receita obrigatoriamente.
Apresentação:Frasco de 10 mL contendo 2 mg de Tartarato de Butorfanol (princípio ativo) por mL.
Classe Terapêutica:
ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES
Princípio(s) Ativo(s):BUTORFANOL
Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9.430 em 18/11/08
Responsável Técnico:
Renato Beneduzzi Ferreira - CRMV: SP-1.695
Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 011 1919