[bula] ABATOP

HERTAPE SAÚDE ANIMAL S/A

 Bovino

Fórmula:
Endectocida injetável para tratamento de controle de parasitas internos e externos dos bovinos. Solução injetável.



Cada 100mL contém:
Abamectina ............................................... 1g
Veículo q.s.p ......................................... 100mL




Indicações:
Bovinos. Controle e tratamento de vermes redondos:


- Gastrointestinais: Haemonchus placei, Ostertagia ostertagi (inclusive larvas inibidas), Ostertagia Lyrata, Trichostrongylus axei, Trichostrongylus colubriformis, Cooperia oncophora, Cooperia punctata, Cooperia pectinata, Bunostomun phlebotomum, Nematodirus spathiger (adulto), Strongyloides papillosus (adulto), Oesophagostomum radiatum.


- Pulmonares: Dictyocaulus viviparus (adultos e larvas do 4° estágio).

- Berbes: larvas de Dermatobia hominis.

- Bicheiras: larvas de Cochliomyia hominivorax.

- Piolhos: Linognathus vituli, Haematopinus eurysternus, Damalinia bovis, Solenopotes capillatus.

- Ácaros: Chorioptes bovis, Sarcoptes scabiei var. bovis, Psoroptes ovis.




- Auxilia no combate ao carrapato: Boophius microplus.




Dosagem:
200 microgramas de abamectina/kg de peso corpora, em dose única. Cada mL de ABATOP contém 10mg de abamectina, sendo suficiente para tratar 50kg de peso corporal.



Administração:
Parenteral, exclusivamente por via subcutânea, sob a pele solta da frente ou trás da escápula, sob condições de assepsia, usando seringas e agulhas (calibre 1/2 a 3/4) descartáveis.

Precauções:
PERÍODO DE CARÊNCIA:

Atenção: Obedecer aos seguintes períodos de carência: BOVINOS: Abate: O abate dos animais tratados com este produto somente deve ser realizado 35 dias após a última aplicação. Leite: Este produto não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para o consumo humano.

A utilização do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.

Proibido o uso deste produtos em bovinos de corte criados em regime de confinamentos, semi-confinamentos e em regime extensivo na fase de terminação.



CONTRAINDICAÇÕES E LIMITAÇÕES DE USO:


Não aplicar o produto em fêmeas em lactação cujo leite destina-se ao consumo humano. Não aplicar o produto em bezerros com menos de 16 semanas de vida. Não administrar em fêmeas gestantes dentro de 28 dias antes do parto. Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças.


PRECAUÇÕES:

Não fumar, beber ou comer, durante o manuseio do produto. Lavar as mãos após a apliacação do produto. Utilizar com cautela quando administrado concomitantemente com agentes que deprimem o Sistema Nervosa Central. O uso correto do produto previne o desenvolvimento de bicheiras, causadas por larvas de "Cochliomyia hominivorax". Quando os bezerros ja estiverem infestados por bicheiras, deve-se aplicar mata-bicheira de uso específico. Não reutilizar a embalagem ou jogar o frasco em rios ou lagos. Produto tóxico para peixes. Aplicar exclusivamente por via subcutânea. Para tratar animais seriamente estressados e/ou debilitados, ajuste a dose ao peso dos animais em separado para evitar dosagem excessiva. Pode ocorrer certo desconforto, formação de pequenos edemas no ponto de aplicação mas, são efeitos passageiros que não exigem qualquer tratamento. obedecer todas as normas de assepsia para uso de produtos injetáveis.


Conservar em local seco e freso, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças.




Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico-Veterinário.




Validade: 3 (três) anos após a data de fabricação.


Apresentação:
Frascos multidoses de plásticos com 20, 50, 250, 500mL e 1L.

Classe Terapêutica:
ENDOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
ABAMECTINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
8.098/2002

Responsável Técnico:
Eduardo Souto Bernardez - CRMV: CRMV-MG 4339

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-7268668