[bula] CANEX PREMIUM

SESPO - DIVISÃO VETBRANDS SAUDE ANIMAL

 Caninos

Fórmula:
Cada comprimido contém:

Principios Ativos..............Apresentações

.............................450 mg.................900 mg..............3600 mg

Ivermectina (B1a)...........0,03 mg................0,06 mg..............0,24 mg
Pirantel (Pamoato)............72 mg.................144 mg...............576 mg
Praziquantel..................25 mg..................50 mg...............200 mg
Febantel......................75 mg.................150 mg...............600 mg
Excipiente q.s.p.............450 mg.................900 mg..............3600 mg

Indicações:
CANEX PREMIUM é um vermífugo de amplo espectro composto pela associação de ivermectina, pirantel, febantel e praziquantel indicado na prevenção e controle das infestações pelos estágios larvares de Dirofilaria immitis e no combate dos principais nematódeos (inclusive Trichuris vulpis) e cestódeos que acometem os cães, a saber:
Nematódeos: Ancylostoma braziliense, Ancylostoma caninum, Ancylostoma tubaeforme, Capillaria sp., Dipetalonema reconditum, Dirofilaria immitis (formas larvares)*, Joyeuxiella pasqualei, Oncicola canis, Spirocerca lupi, Strongyloides stercoralis, Toxocara canis, Toxocara cati, Toxascaris leonina, Trichuris vulpis, Uncinaria stenocephala.
Cestódeos: Diphyllobothrium sp., Dipylidium caninum, Echinococcus granulosus, Echinococcus multilocularis, Echinococcus vogeli, Mesocestoides spp., Spirometra erinacei, Taenia hydatigena, Taenia multiceps, Taenia ovis, Taenia pisiformis, Taenia taeniformis.

Protozoário: Giardia sp., causador da giardíase**.

Observação: Para evitar constantes reinfestações por Dipylidium caninum, aconselha-se que, concomitantemente ao uso de CANEX PREMIUM, o proprietário combata as pulgas do ambiente, eliminando assim a ação do hospedeiro intermediário desta teníase.

*Na posologia e intervalo preconizados para este produto

**No tratamento contra Giardia sp. repetir o tratamento na posologia preconizada durante três dias consecutivos

Dosagem:
CANEX PREMIUM foi desenvolvido para uso em dose única, seguindo a posologia mínima de 6 µg de Ivermectina base por kg de peso corporal, 14,4 mg de Pamoato de Pirantel, 15 mg de Febantel por kg de peso corporal e 5 mg de Praziquantel por kg de peso corporal. Esta posologia é obtida administrando-se 1 comprimido de CANEX PREMIUM de 450 mg para cada 5 Kg de peso corporal, 1 comprimido de CANEX PREMIUM de 900 mg para cada 10 Kg de peso corporal ou, 1 comprimido de CANEX PREMIUM de 3600 mg para cada 40 kg de peso corporal, conforme esquema a seguir:

Peso do Animal................Dosagem
Até 2,5kg...................1/2 comprimido de 450mg
Acima de 2,5 até 5 kg.......1 comprimido de 450mg ou 1/2 comprimido de 900 mg
Acima de 5 até 7,5 kg.......1 e 1/2 comprimido de 450mg
Acima de 7,5 até 10 kg......2 comprimidos de 450mg ou 1 comprimido de 900mg
Acima de 10 até 15 kg.......1 e 1/2 comprimidos de 900mg
Acima de 15 até 20 kg.......2 comprimidos de 900mg ou 1/2 comprimido de 3600mg
Acima de 20 até 25 kg.......2 e 1/2 comprimidos de 900mg
Acima de 25 até 30 kg.......3 comprimidos de 900mg
Acima de 30 até 35 kg.......3 e 1/2 comprimidos de 900mg
Acima de 35 até 40 kg.......4 comprimidos de 900mg ou 1 comprimido de 3600mg
Acima de 40 kg..............seguir a proporção descrita acima

Qualquer alteração de posologia e modo de usar, bem como a freqüência dos tratamentos, fica a critério e sob responsabilidade do Médico Veterinário.

Administração:
CANEX PREMIUM comprimidos deve ser administrado diretamente por via oral. CANEX PREMIUM possui em sua formulação um palatabilizante com o intuito de tornar o tratamento mais prático, ocorrendo da maneira mais natural possível, sem comprometer a rotina do animal, não havendo necessidade de jejum prévio e/ou qualquer alteração na dieta.

Precauções:
CONTRA INDICAÇÕES:
Não administrar em fêmeas nas primeiras três semanas de gestação, nas duas semanas após o parto e em filhotes com menos de duas semanas de vida.

EFEITOS COLATERAIS OU SECUNDÁRIOS:
Normalmente CANEX PREMIUM não apresenta efeitos colaterais ou secundários nas dosagens e fases de vida recomendadas, não afeta a fertilidade dos machos, podendo ser usado em criações, em qualquer época, porém, em cerca de 1 % dos animais tratados foram relatados casos de diarréia e vômitos transitórios nas primeiras 24 horas após o tratamento ou de reações de hipersensibilidade, provavelmente provocadas pelas larvas de Dirofilaria immitis afetadas pelo produto.
Doses de ivermectina superiores a cerca de dez vezes a posologia preconizada por CANEX PREMIUM podem causar sintomas de intoxicação em alguns cães mais sensíveis a este princípio ativo, como animais mestiços ou puros das raças Collie, Pastor de Shetland, Old English Sheepdog, Border Collie, Bearded Collie (Beardie) e Australian Shepherd, demonstrando a grande margem de segurança do produto.

PRECAUÇÕES GERAIS:
Uso exclusivo em cães.
Antes de ser iniciada a prevenção da dirofilariose com CANEX PREMIUM, deve-se fazer um teste para comprovar a ausência da infestação do animal por formas larvares ou adultas de Dirofilaria immitis, uma vez que na posologia indicada, a ivermectina não atua nesses parasitas adultos e não possui elevada eficácia contra as formas larvares já existentes no animal.
Obedecer às dosagens e recomendações para uso do produto.
Não fumar ou alimentar-se durante o manuseio do produto.
Lavar as mãos antes e depois de manusear o produto.
Não utilize nem guarde perto de bebidas, alimentos, outros medicamentos e produtos de higiene.

Apresentação:
Cartuchos contendo a bula e 1 blister plástico com 4 comprimidos de CANEX PREMIUM de 450 mg, 1 blister plástico com 4 comprimidos de CANEX PREMIUM de 900 mg, 1 blister plástico com 2 comprimidos de CANEX PREMIUM de 3600 mg.

Classe Terapêutica:
ENDOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
IVERMECTINA
PIRANTEL
PRAZIQUANTEL
FEBANTEL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
8.844 em 14/04/04.

Responsável Técnico:
Dr. Cassio R. Murin - CRMV: 6.473

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08007700355