[bula] CARDOMEC® PLUS

MERIAL SAÚDE ANIMAL LTDA

 Caninos

Fórmula:
Cartela azul:
Ivermectina 68 mcg/Pirantel 59 mg na forma de pamoato.
Cartela verde:
Ivermectina 136 mcg/Pirantel 115 mg na forma de pamoato.
Cartela marrom:
Ivermectina 272 mcg/Pirantel 229 mg na forma de pamoato.


Indicações:
para uso em cães na prevenção da Dirofilariose canina, eliminando os estágios tissulares da larva do verme do coração (Dirofilaria immitis), até 30 dias após a infecção e como tratamento e controle de ascarídeos (Toxocara canis, Toxascaris leonina) e ancilóstomas (Ancylostoma caninum, Ancylostoma brasiliense, Uncinaria stenocephala).

Dosagem:
Cardomec® Plus deve ser administrado por via oral, na dosagem mínima recomendada de 6 mcg de ivermectina e 5 mg de pirantel (como sal de pamoato), por quilograma de peso corporal, em intervalos mensais (Veja ADMINISTRAÇÃO).
O programa recomendado de dosagem para prevenção da Dirofilariose canina e para o tratamento e controle de ascarídeos e ancilóstomas é como segue:
Cardomec® Plus é recomendado para cães com 6 semanas de idade ou mais.
Para cães acima de 45 kg, administrar a combinação apropriada dos tabletes acima relacionados.

Peso do cão (Kg) Tabletes / mês Conteúdo de Ivermectina Conteúdo de Pirantel Cor da Barra da Cartela
Até 11 1 68 mcg 59 mg azul
12 a 22 1 136 mcg 115 mg verde
23 a 45 1 272 mcg 229 mg marrom


Administração:
remover apenas um tablete mastigável de cada vez. Guardar a embalagem com os tabletes restantes dentro do estojo, para protegê-los da luz. Uma vez que a maioria dos cães acha palatáveis os tabletes mastigáveis de Cardomec® Plus, os mesmos podem ser dados na mão ao cão ou intactos com o alimento. O tablete mastigável deve ser administrado ao cão de forma a encorajá-lo a mastigar ao invés de engoli-lo inteiro.
Certificar-se de que o animal consumiu a dose completa, observando-o durante alguns minutos após a administração, para assegurar que não se perdeu parte da dose ou que o tablete foi rejeitado. Por esta razão, se o tablete mastigável de Cardomec® Plus for administrado com o alimento do cão, deve estar intacto e não partido. Caso suspeite-se que parte da dose foi perdida, recomenda-se nova dosagem.
Cardomec® Plus deve ser administrado em intervalos mensais, durante todo o ano. Ao substituir outro produto para dirofilariose em um programa preventivo, a primeira dose de Cardomec® Plus deverá ser dada dentro de 30 dias após a suspensão do tratamento anterior. Se o intervalo
entre as doses exceder 30 dias, a eficácia do Cardomec® Plus ficará reduzida. Portanto, para obter uma ótima performance, Cardomec® Plus deverá ser ministrado uma vez por mês, sempre na mesma data, se possível. Se o tratamento atrasar alguns ou vários dias, a imediata
aplicação de Cardomec® Plus e o reinício do regime de dosagem recomendado diminuirão as oportunidades de desenvolvimento dos vermes adultos no coração.
O tratamento mensal com Cardomec® Plus (ivermectina/pirantel), fornece também um tratamento e controle eficaz dos ascarídeos (T. canis e T. leonina) e ancilóstomas (A. caninum, A. brasiliense, U. stenocephala).
Os usuários devem ser aconselhados sobre as medidas a serem tomadas para prevenir reinfecção com parasitas intestinais.


Precauções:
Todos os cães devem ser submetidos ao teste laboratorial para detecção da Dirofilariose canina antes do início do tratamento com Cardomec® Plus. Cães já infectados devem receber tratamentos específicos para remover os vermes adultos antes de iniciar o programa preventivo com Cardomec® Plus.
Cardomec® Plus não é eficaz contra as formas adultas da Dirofilaria immitis. Embora algumas microfilárias possam ser mortas pela ação de Cardomec® Plus, o produto não é eficaz na eliminação das mesmas. Uma discreta reação do tipo hipersensibilidade, presumivelmente devido às microfilárias mortas ou quase mortas, particularmente envolvendo diarréia transitória, tem sido observada em estudos clínicos com ivermectina, após o tratamento de alguns cães com
microfilaremia.

Apresentação:
Cardomec® Plus, está disponível no mercado em três tipos de tabletes (ver POSOLOGIA) para cães de diferentes pesos. Cada concentração é apresentada em cartuchos com 3 ou 6 tabletes mastigáveis.
Data do vencimento : 2 (dois) anos após a data da fabricação.
Venda sob prescrição do médico veterinário.

Classe Terapêutica:
ENDOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
IVERMECTINA
PIRANTEL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
4476/93; 4478/93 e 4477/93

Responsável Técnico:
Dr. Emilio C. Salani - CRMV: 3085

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 888 7387 / 0800 888 8484/ 0800 701 0450