[bula] DISOFENOL IBASA 20%

LABORATÓRIO IBASA LTDA

 Bovino  Caprinos  Ovinos

Fórmula:
Cada 100 mL do propduto contém: Disofenol (2,6 diiodo-4-nitrofenol)............. 20,00 g Veículo q.s.p. ....... 100,00 mL

Indicações:
Disofenol Ibasa 20% é um vermífugo de ação residual para bovinos, ovinos e caprinos, indicado no tratamento de verminose gastrintestinal, causada por Haemonchus sp., Bonostonum sp. e Oesophagostomum sp. Também atua contra formas maduras e imaturas da Fascíola hepática (baratinha do fígado ou saiguapé)

Dosagem:

1 mL para cada 20 kg de peso.


Dose máxima para bovinos: 15 mL.


Dose máxima para ovinos e caprinos: 3 mL.


O leite dos animais tratados com este produto não deve ser destinado ao consumo humano até dois dias após a aplicação deste produto.

Administração:

Pesar os animais; aplicar por via subcutânea ba região cervical ou abdominal; aplicar o produto em dia e horário com temperatura mais amena, com os animais descansados.

Precauções:

O produto é seguro e eficaz desde que respeitada a posologia e pode ser utilizado durante qualquer estágio da prenhez e lactação, observando período de carência para o leite. Evitar contato direto com o produto, usando roupas adequadas e luvas, pois o disofenol (iodo) mancha a pele e as roupas. Se necessário redosificar os animais, deve-se observar um período mínimo de 21 dias para a nova aplicação do produto.


Não aplicar o produto em animais estressados, em más condições nutricionais ou metabólicas (disfunção renal ou hepática grave) ou com infestações parasitárias graves.


Sinais de intoxicação: Quando a dose terapêutica é ultrapassada, podem ser observados, principalmente em ovinos: tremores, prostação, cegueira, sinais clássicos do desacoplamento da fosforilação oxidativa (taquicardia, polipnéia, hipertermia, convulsões) e rigor mortis (rigidez dos membros) precoce. A morte ocorre por insuficiência respiratória e cardíaca. Os achados de necropsia incluem hemorragias no trato gastrointestinal e no timo, necrose hemorrágica e congestão do fígado, pulmões e rins, hiperemia do omento, mesentério e vesícula biliar e urina sanguinolenta.


Em casos de intoxicação, deve-se diminuir a temperatura corporal do animal com banhos frios, sem uso de medicamentos, e administrar solução Ringer lactato com bicarbonato, prover hidrataçõ e oxigenoterapia, se possível.

Apresentação:
50 mL, 100 mL, 250 mL e 500 mL.

Classe Terapêutica:
ENDOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
DISOFENOL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
4.053/92 em 14/08/1992

Responsável Técnico:
Melissa Crestani - CRMV: CRF/RS 8153

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-541-2137