[bula] PAST BAC AUTÓGENA

CEVA SAÚDE ANIMAL LTDA


 Aves

Fórmula:
Cada dose de 0,5mLde vacina contém:
Suspensão bacteriana inativada de
Pasteurella multocida.............0,080mL
Gel de hidróxido de alumínio........0,065mL
Veículo qsp.........................0,500mL

Indicações:

PAST BAC AUTÓGENA é uma vacina autógena utilizada no controle da Cólera Aviária causada pela Pasteurella multocida em espécies de aves industriais (galinhas e perus).


Dosagem:
Aplicar 0,5mL por ave.
A cada nova partida de vacina testar em cinco a dez aves na dose 0,5mL via intramuscular ou subcutânea.
Observar reações locais ou sistêmicas por 48 horas. Na ausência de reações, estender a vacinação ao plantel.

Administração:
Aplicar a vacina pela via intramuscular na coxa ou peito ou por via subcutânea no terço médio do pescoço. 1° aplicação com aproximadamente 12 a 16 semanas de idade. 2° aplicação deve ser realizada após 4 semanas com aproximadamente 16 a 20 semanas de idade. Dependendo da condição epidemiológica da granja ou propriedade, recomenda-se revacinação anterior a períodos de alto desafio. O esquema de vacinação pode ser adequado às condições sanitárias da propriedade de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

PAST BAC AUTÓGENA deverá ser aplicada por via subcutânea ou intramuscular.

Precauções:
A potência e eficácia de vacinas autógenas não são estabelecidas.
Usar esta vacina comente na granja identificada no rótulo.
As vacinas autógenas devem ser comercializadas diretamente do estabelecimento fabricante à propriedade alvo ou adjacentes.
Não usar produtos químicos para desinfecção de agulhas e seringas.
Usar uma agulha somente para retirar a vacina e outra somente para a vacinação.
Desinfetar a tampa de borracha do frasco, usando álcool, antes de inserir a agulha.
Não injetar ar e não retornar a vacina para dentro do frasco.
A cada 500 animais trocar a agulha.
A cada nova partida de vacina testar em 5 a 10 aves e observar reações locais ou sistêmicas por 48 horas.
Caso não ocorra reação, estender a vacinação aos outros animais.
Em caso de reação, suspender o uso e comunicar o fabricante.
Não vacinar animais doentes, debilitados, subnutridos, estressados por viagem ou em condição ambiental adversa ou com alta carga parasitária, para não comprometer a resposta imune.
O uso de substâncias antimicrobianas ou antiinflamatórias poderá interferir com o desenvolvimento da resposta imune, após a vacinação.
Em casos de reações alérgicas, tratar com Sulfato de Atropina (ou Epinefrina).
Pequeno inchaço local pode ser observado, porém com regressão espontânea.
O aparecimento de abscesso no local da aplicação entre 7° e 10° dias após a vacinação, geralmente indica o uso de equipamentos contaminados.
Manter este ou qualquer outro medicamento longe do alcance de crianças e animais domésticos.
Não utilizar a vacina após expirar o prazo de validade.
Consultar um médico veterinário.

Apresentação:
Frascos contendo 250mL ou 500mL, equivalente a 500 e 1.000 doses.

Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

Princípio(s) Ativo(s):

VAC. PASTEURELOSE


Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9.587/2010

Responsável Técnico:
Dr. Jorge Couto Pimentel - CRMV: 15.185

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 770 0355