[bula] PROFENDER SPOT-ON

BAYER S.A.

 Felinos

Fórmula:
Cada 100 mL contém:
Praziquantel .................................. 8,757 g
Emodepsida .................................. 2,143 g
Veículo q.s.p. ............................... 100,0 mL

Indicações:
Profender Spot-on é especialmente indicado para o tratamento e controle das verminoses mistas, causadas pelas formas adultas e larvais dos parasitas cestódeos e nematódeos ancilostomídeos e ascarídeos dos gatos. Profender Spot-on é eficaz contra: - Estágios maduros, imaturos e larvais (L3 e L4) de Toxocara cati; - Estágios maduros, imaturos e larvais (L4) de Tocascaris leonina; - Estágios maduros, imaturos e larvais (L4) de Ancylostoma tubaeforme; - Estágios maduros e imaturos de Dipylidium caninum; - Estágios maduros e imaturos de Taenia taeniaeformis e - Estágios maduros de Echinococcus multilocularis.

Dosagem:
As doses mínimas recomendadas são 12 mg de praziquantel e 3 mg de emodepsida por kg de peso corporal, equivalente a 0,14 mL de Profender Spot-on por kg de peso corporal. Verifique o peso do seu gato. Certifique-se na tabela abaixo que ele está na faixa de peso adequada para esta apresentação: Intervalo de peso Volume da bisnaga gatos entre 0,5 kg e 2,5 kg 0,35 mL gatos entre 2,5 kg e 5,0 kg 0,70 mL gatos entre 5,0 kg e 9,0 kg 1,12 mL

Administração:
Modo de usar 1) Retire a bisnaga plástica da embalagem 2) Segure-a na posição vertical e retire a tampa 3) Recoloque a tampa no sentido inverso ao anterior e gire-a, quebrando o lacre. 4) Retire a tampa e aplique todo o conteúdo da bisnaga diretamente sobre a pele seca do animal, na região da nuca do gato. Os pelos devem ser afastados até que a pele esteja visível para facilitar a aplicação. Recomendações Ao tratar gatos criados em grupo, recomenda-se separá-los, não permitindo que lambam o produto aplicado sobre a pele dos companheiros.

Precauções:
Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar direta, e fora do alcance de crianças e animais domésticos. Mantenha o produto na embalagem original. Não use a embalagem vazia. Não guarde ou aplique o produto junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene e de limpeza doméstica. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Mantenha o produto afastado do fogo e do calor excessivo. Usar luvas protetoras para aplicar o produto. Evite o contato do produto com pele, olhos e boca. Descartar a embalagem de forma segura, evitando contaminar o meio ambiente. O solvente de Profender Spot-on podem interagir com certos materiais, incluindo plásticos, couro, tecidos e superfícies com acabamento. Por esta razão, recomenda-se deixar o gato sem coleira até que o local da aplicação esteja seco, mantendo-o igualmente afastado de móveis e tecidos delicados. Após a aplicação do produto, remover as luvas e lavar bem as mãos. No caso de contato com a pele, lavar o local imediatamente com água e sabão em abundância. Em casos muito raros, pessoas sensíveis podem manifestar reações cutâneas individuais (alergia, irritação, formigamento) após a manipulação do produto. No caso de contato direto com os olhos, lave-os imediatamente com água corrente. No caso da persistência dos sintomas cutâneos ou oculares, ou no caso da ingestão acidental, procure o serviço médico de emergência, levando consigo a embalagem do produto. Contra-indicações Não aplicar Profender Spot-on em gatos com menos de 8 semanas de idade ou pesando menos que 0,5 kg. Não administrar por via oral. Não aplicar sobre a pele lesionada. Reações adversas Deve-se evitar o contato do produto com os olhos e a boca do animal. No caso de contato direto com os olhos do gato, lave-os imediatamente com água corrente. O produto é de sabor desagradável e ocasionalmente pode ocorrer salivação e vômito se os gatos acidentalmente lamberem o local da aplicação imediatamente apóso tratamento. Estudos toxicológicos indicaram uma tolerância de até 10 vezes a dose recomendada em gatos adultos e de até 5 vezes a dose recomendada em filhotes, sem evidência de efitos adversos. Os sinais clínicos observados nas doses superiores a estas relacionavam-se à ingestão oral do produto incluindo sialorréia, vômitos e tremores. Estes sinais clínicos foram completamente reversíveis. Em raras ocasiões, pode ocorrer sensibilidade cutânea transitória, incluindo prurido. Dentro da dose recomendada não são esperadas alterações da pele dos animais; porém, gatos com histórico de hipersensibilidade podem apresentar reações alérgicas cutâneas. Nos casos de irritação, desconforto ou sensibilidade cutânea, banhar o animal demoradamente, com água morna e sabão neutro em abundância, pelo menos três vezes seguidas, para remoção do produto. Procurar imediatamente o Médico Veterinário no caso de persistência dos sintomas. Não existe antídoto específico. Aplicar tratamento sintomático.

Apresentação:
Cartuchos contendo 1, 2 ou 20 bisnagas plásticas de 0,35 mL, 0,70 mL ou 1,12 mL. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário

Classe Terapêutica:
ENDOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
PRAZIQUANTEL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9230/2006 de 20/06/06

Responsável Técnico:
Cristina Caetano Medeiros Jorge - CRMV: (SP) 12022

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-701-55-46