[bula] VACINA HERTAPE CONTRA A BOUBA AVIÁRIA

HERTAPE SAÚDE ANIMAL S/A

 Aves

Fórmula:

A bouba aviária é uma das doenças mais comuns que acometem aves em qualquer faixa etária. Causa elevada mortalidade aos pintos e prejudica em grande escala a produção de ovos das poedeiras. É também conhecida pelas denominações de "caroço", "pipocas", "varíola" ou epitelioma contagioso". O quadro de morbidez das aves varia conforme a enfermidade, que pode se apresentaraguda ou crônica e ainda pelas suas duas formas clínicas:

- Forma cutânea: lesões verrucosas na cabeça e em outras partes do corpo.

- Forma difitérica: manifestações de coriza, fenômenos catarrais, aparecimento de pequenas manchas brancas e formações de falsas membranas nas mucosas bucais, faríngea e laríngea.







Composição:

Suspensão de vírus vivo modificado, multiplicado em membrana corioalantóide de embrião de galinha, adicionada de penincilina, estreptomicina e estabilizador de liofilização.

Indicações:

Indicada na imunização artificial de aves contra a bouba aviária. A vacina deve ser aplicada em aves de 4 (quatro) semanas de idade e em perus de 2 a 3 meses de idade. Recomenda-se a revacinação das aves poedeiras antes de entrarem em produção.

Dosagem:

Rehidratar assepticamente a vacina liofilizada em 3mL de diluente para se obter 100 doses. Depenar uma pequena área na face externa da coxa e escarificar esta região com uma escova de cerdas duras. Aplicar uma gota sobre a área escarificada. isolar as aves e verificar se após 10 dias houve uma reação cutânea com entumecimento dos folículos das pernas, com ligeira erupção.
Administração:
Administrado através de escarificação da pele.

Precauções:

Não usar produtos químicos para esterilizar seringas e agulhas. Caso não ocorra a reação cutânea, revacinar as aves. Vacinar apenas animais em bom estado de saúde. Aconselha-se a vacinação anual no intervalo das posturas. Não usar vacina cujo prazo de validade esteja vencido. use todo o conteúdo após a rehidratação. Destruir pelo calor os frascos de vacinas não utilizados. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos. Conservar entre 2°C e 8°C.
Apresentação:
Caixas contendo 10, 12 ou 20 frascos de 100 doses de vacina liofilizada, acompanhados dos respectivos diluentes de 3ml.



Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

Princípio(s) Ativo(s):
VAC. BOUBA AVIÁRIA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
281/1974

Responsável Técnico:
Eduardo Souto Bernardez - CRMV: CRMV-MG 4339

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-7268668
Página inicial

BULÁRIO VETERINÁRIO ONLINE