[bula] Zylexis

Vacina auxiliar (imunomodulador) 

ZOETIS INDÚSTRIA DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA

 Caninos  Eqüinos  Felinos  Suíno

Fórmula:
É uma vacina usada como auxiliar na prevenção e tratamento de infecções e doenças induzidas por estresse. Trata-se de um imunomodulador inativado composto por Parapoxvirus Ovis, cepa D1701. Seu modo de ação é baseado na estimulação não específica dos mecanismos imunológicos e é caracterizada pela ativação de células assassinas naturais (Linfócitos NK), estimulação da proliferação de linfócitos, ativação de macrófagos e produção de mediadores do sistema imune (ex. interleucinas) e interferons antivirais.

Indicações:

É indicada como auxiliar na prevenção e tratamento de infecções e/ou doenças induzidas pelo estresse, pela estimulação da proliferação de linfócitos em cães, gatos, equinos e suínos, bem como a indução de interferons e interleucinas antivirais (por exemplo, IL-6, IL-12, TNF-α) em linfócitos de cães, equinos e suínos. Em equinos, uma redução de sinais clínicos e excreção viral puderam ser demonstradas no caso de infecções respiratórias pelo herpes vírus. Em gatos, uma redução dos sintomas clínicos pode ser demonstrada em caso de infecção respiratória por Calicivirus. Uma redução dos sinais clínicos foi demonstrada em cães, equinos em doenças respiratórias associadas a aglomerações e em doenças entéricas em suínos associadas a aglomerações (PWDS).
A estimulação de mecanismos imunes não específicos se desenvolve rapidamente dentro de algumas horas até 2 dias. A duração da ação é de aproximadamente 10 a 14 dias depois da última aplicação.
O produto pode ser usado principalmente contra doenças infecciosas multifatoriais e/ou quando a pressão da infecção for aumentada.
O produto pode ser usado durante prenhez e lactação.
Dosagem:

A dose para cães e gatos é de 1 mL do produto ressuspendido, independente da idade e do peso corporal do animal.
A dose para equinos e suínos é de 2 mL do produto ressuspendido, independente da idade e do peso corporal do animal.
Administração:

Cães e gatos: Administrar via subcutânea
Equinos e suínos: Administrar via intramuscular

Esquema de vacinação:
Recomenda-se a administração de três doses da vacina para cada animal como auxiliar na prevenção de doenças infecciosas e/ou doenças induzidas por estresse. O esquema de administração varia de acordo com o curso esperado da infecção ou exposição ao evento estressante:

a) No caso de um a exposição esperada a uma alta carga infecciosa dentro de uma semana após a primeira aplicação, as três doses devem ser administradas com intervalos de 48 horas (dia 0, dia 2 e dia 4).
Dia 4: Período esperado de exposição à infecção/estresse

b) No caso da exposição à alta carga infecciosa ser esperada dentro de 14 dias após a primeira aplicação, as primeiras duas aplicações devem ser administradas com 48 horas de intervalo (dia 0 e dia 2). A terceira aplicação deve ser administrada no dia 9.

c) Como auxílio na prevenção de doenças induzidas por estresse, a primeira dose deve ser preferencialmente administrada entre 3 dias e 1 dia antes da infecção potencial ou da situação estressante. Duas aplicações adicionais devem ser dadas com intervalos de 48 horas entre elas.

d) No caso do surgimento abrupto de surtos de doenças infecciosas, todos os animais sob risco da infecção e animais saudáveis no mesmo ambiente devem ser tratados o mais rápido possível.

Preparo do Produto para Uso:
A pastilha liofilizada deve ser ressuspendida em condições assépticas imediatamente antes do uso. Para ressuspender as pastilhas referentes às apresentações de 1 ou 2 mL, transferir o volume total do respectivo diluente para o frasco com a pastilha liofilizada.
Agitar o frasco para ressuspender o liofilizado completamente. A solução ressuspendida deve ser então transferida para o frasco contendo o restante do diluente. Agitar o frasco com o produto ressuspendido antes de aplicar no animal.
Precauções:

Reações adversas: Pode ocorrer um inchaço transitório de até aproximadamente 2 cm de diâmetro no local da injeção, que pode durar por até 14 dias.
Armazenar sob refrigeração entre 2°C e 8°C e ao abrigo do calor e da luz.
Não congelar.
Usar todo o conteúdo dos frascos após abertos.
O produto não deve ser usado em caso de doenças crônicas de causa não esclarecida.
Não misturar na mesma seringa Zylexis com outras vacinas / produtos imunológicos ou veterinários.
Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos
Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário
Apresentação:
Frascos contendo pastilha liofilizada, acompanhada de frasco com diluente contendo 1 ou 2 mL.

Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

Princípio(s) Ativo(s):
OUTROS

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9.679 em 17/05/2012

Responsável Técnico:
Renato Beneduzzi Ferreira - CRMV: SP Nº 1.695

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 011 1919
Página inicial

BULÁRIO VETERINÁRIO ONLINE