[bula] COLOSSO PULVERIZAÇÃO OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

Bovino  Suíno

Fórmula:
Cada 100 ml contém:

Cipermetrina......................................................... 15,0 g

Clorpirifós............................................................ 25,0 g

Citronelal ............................................................. 1,0 g

Veículo q.s.p. ....................................................... 100,0 ml

Indicações:
Colosso Pulverização é um produto indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão, no combate aos seguintes ectoparasitas que acometem:

Bovinos: Carrapatos dos gêneros Boophilus microplus – adultos e imaturos. Bernes, ou larvas de Dermatobia hominis. Moscas dos gêneros Stomoxys calcitrans, Musca domestica, Haematobia irritans – adultos. Dermatobia hominis – adultos e larva. Piolhos dos gêneros Linognathus vituli, Haematopinus eurysternus, Damalina bovis, Solenopotes capillatus - adultos.

Suínos: Sarna do gênero Sarcoptes scabiei var. suis - adultos. Moscas dos gêneros Stomoxys calcitrans, Musca domestica, Haematobia irritans – adultos. Dermatobia hominis – adultos e larva. Aviários: Cascudinho Alphitobius diaperinus – adultos. Piolhos dos gêneros Columbicola spp, Cuclotogaster spp, Goniocotes spp, Goniodes spp, Holomenopon spp, Lipeurus spp, Menacanthus spp, Menopon spp - adultos.

Dosagem:
Para Bovinos

O produto deve ser diluído em água limpa obedecendo às dosagens indicadas na tabela abaixo:

Para pulverização: 1 litro de Colosso / 800 litros de água 500 ml de Colosso / 400 litros de água 250 ml de Colosso / 200 litros de água 100 ml de Colosso / 80 litros de água 25 ml de colosso / 20 litros de água.

Para banho de imersão: Carga: 1 litro de colosso / 1.000 litros de agua Recarga: 1,5 litros de colosso / 1.000 litros de água

Pulverização: Realizar uma pré-diluição. Diluir na concentração indicada, agitar até completa homogeneização da calda. Banhar toda a superfície do animal, especialmente as regiões mais infestadas, como barbelas, entre as pernas, orelhas, etc. Usar aproximadamente 5 litros por bovino adulto.

Banho de imersão: Realizar uma pré-diluição do produto em água limpa. Adicionar esta primeira solução obtida à água do tanque ou banheiro de imersão de modo a obter uma solução final de acordo com as diluições indicadas em bula. Homogeneizar bem.

Para Suínos

Diluir o produto em água limpa, obedecendo às dosagens indicadas na tabela abaixo:

Para pulverização: 1 litro de Colosso / 400 litros de água 500 ml de Colosso / 200 litros de água 250 ml de Colosso / 100 litros de água 100 ml de Colosso / 40 litros de água 25 ml de Colosso / 10 litros de água Usar quantidade suficiente para molhar todo o corpo do animal, ou seja, de 400 a 500 ml por animal adulto.

Para uso em aviários: Diluir o produto em água limpa, obedecendo à dosagem de 1 litro para cada 400 litros de água. Pulverizar toda a granja com uma bomba de alta pressão após a retirada completa da cama, lavagem e desinfecção do galpão. Utiliza-se em média 1000 litros da solução de Colosso Pulverização para um aviário de 1.200 m2 . Recomendamos o período de 48 horas par a re-ocupação das aves no galpão.

Administração:
Colosso Pulverização pode ser usado para Banho de Imersão ou Pulverização.

Precauções:
Precauções: Não guardar ou aplicar junto de alimentos, bebidas, medicamentos, produtos de higiene ou domésticos. Lavar muito bem as mãos e a parte exposta do corpo, antes de comer e de beber, e após o trabalho com o produto. Não contaminar rios e outros cursos de água. Produto tóxico para peixes. Não fumar quando estiver trabalhando com o produto. Evitar a pulverização em animais debilitados, exaustos ou estressados. Se o produto atingir os olhos, lave-os imediatamente com água abundante, durante 15 minutos. Não misturar com óleos. Se ocorrer intoxicação acidental, proceder da seguinte maneira: Retirar as roupas contaminadas, e lavar as partes atingidas do corpo, com água e sabão. Procure um médico. Não ingerir substâncias gordurosas ou leite no caso de ingestão acidental do produto.

Contra indicações e limitações de uso: Não aplicar em animais extremamente debilitados ou doentes. Não administrar em pele lesionada. Não administrar em animais com hipersensibilidade conhecida aos compostos do produto. Não aplicar em animais recém-nascidos. Não aplicar o produto nas horas de calor muito intenso.

Interações medicamentosas: Inibidores da oxidase de função mista p.ex. butóxido de piperonila e N-octil-bicicloeptano dicarboxilamida (MGK-264) suprimem a hidrólise de piretrinas e piretróides, potencializando sua atividade. Fármacos que ativam os receptores colinérgicos e relaxantes musculares periféricos devem ser evitados quando se fizer uso de organofosforados. Os tranqüilizantes fenotiazínicos aumentam a toxicidade dos organofosforados. A succinilcolina e outros agentes bloqueadores neuromusculares podem potencializar os efeitos nicotínicos dos organofosforados.

Reações adversas: Os piretróides possuem potente atividade inseticida com baixa toxicidade em mamíferos, geralmente são seguros, mas podem causar alergia, náusea, vômito e cefaléia. Os organofosforados podem ocasionar efeitos adversos como salivação, lacrimejamento, micção, defecação, dispnéia, fasciculação, ataxia e convulsões (em casos de má administração de doses ou intoxicações acidentais).

Período de carência: Não destinar ao consumo humano a carne de animais tratados antes de transcorridos 10 dias após a aplicação do produto. Descartar o leite destinado ao consumo humano durante 03 (três) dias após a última aplicação.

Informações para uso médico: Cipermetrina: não possui antídoto específico, fazer tratamento sintomático. Clorpirifós: antídoto - sulfato de atropina e reativadores da colinesterase (contrathion e PAM). Conservar em local seco e fresco, na temperatura entre 5°C e 30ºC, ao abrigo da luz solar direta, fora do alcance de crianças e animais domésticos. Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do médico veterinário

Apresentação:
Frascos com 25, 100, 250, 500 ml e 1 L.

Classe Terapêutica:
ECTOPARASITICIDAS (ANTI-PARASITÁRIOS)

Princípio(s) Ativo(s):
CIPERMETRINA
CLORPIRIFÓS
CITRONELA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
8.309/02

Responsável Técnico:
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: SP 14.817

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000
Página inicial

Bulário Vet