[bula] VETEGLAN

HERTAPE SAÚDE ANIMAL S/A

 Bovino

Fórmula:

VETEGLAN LUTEOLÍTICO é um similar sintético da prostaglandina F2 alfa.





Cada 100mL contém:

D(+) cloprostenol ............................. 7,50mg

Veículo q.s.p. ................................ 100,00mL







AÇÃO

VETEGLAN LUTEOLÍTICO é um agente luteolítico de alta eficácia em bovinos, provocando uma regressão morfológica e funcional do corpo lúteo, seguido pela volta do ciclo entre 2 a 4 dias após o tratamento, com uma ovulação normal.


Deve-se lembrar que os animais há um período no qual o tratamento não funciona, que vai desde a ovulação até 5 a 7 dias depois, período este em que os efeitos luteolíticos das prostaglandinas não se manifestam. O produto alcança um índice terapêutico alto, não altera a fertilidade e não se têm notícias de efeitos colaterais sobre os bezerros (crias) concebidos no cio seguinte ao tratamento.



Indicações:
USOS

Controle da reprodução:




VETEGLAN LUTEOLÍTICO pode ser usado para o controle do ciclo estral das vacas sadias, que ciclam normalmente, podendo deste modo, cumprir satifatoriamente os objetivos de planejamento para cada animal. Sendo necessário, o tratamento poderá ser repetido dentro de 10 a 14 dias.




a) Para eliminar a necessidade de detecção do cio durante um período de inseminação determinado: duas injeções por via intramuscular administradas com 11 dias de intervalo, seguidas de 2 inseminações p´re-fixadas. Obtém-se uma fertilidade normal com 2 inseminações realizadas em 56 a 72 horas após a segunda injeção do produto.

b) Nas propriedades onde já se usa um método de detecção através da observação visual e/ou o uso de touros vasectomizados, VETEGLAN LUTEOLÍTICO permite o controle do cio e a redução do trabalho que envolve aparelhos, encurtando os períodos de detecção. Este é um método prático para controlar o cio e orientar os programas de inseminação, sobretudo nos rebanhos de corte. Também é muito útil nos rebanhos leiteiros.


Após a aplicação, inseminam-se os animais nos quais se observa cio. Os que não receberam segunda dose de VETEGLAN LUTEOLÍTICO, no 11° dia, serão inseminados 72 a 96 horas depois. Se, por questões econômicas ou de outra natureza, procedeu-se uma única inseminação, esta deverá ocorrer 72 horas após a segunda aplciação, porém devemos ressltar que pode ocorrer uma taxa menos de concepção. Outra alternativa seria proceder a inseminação após a segunda aplicação.




Por que é importante o controle do ciclo estral?




Em rebanhos de corte:

a) Facilitara implementação da inseminação artificial, melhorar a progênie através do uso de touros melhores. Evitar os problemas de detecção do cio e reduzir as tarefas dos programas de insmeinação artificial;

b) Permitir estabelecer intervalo menor entre os partos, obtendo desta maneira, bezerros com idade média melhor e maior peso ao desmame.




Em rebanhos leiteiros:

a) Reduzir o número de vacas secas, porque é possível controlar o ciclod e cada animal e o índice de partos eliminando a necessidade de detectar o cio da primeira inseminação;

b) Sincronizar o cio em grupos de vacas e novilhas, permitindo assim uma utilização ótima de pastagens.




Uso terapêutico:

Cios silenciosos: apresenta-se nas vacas leiteiras durante o período de intensa produção de leite, no qual o ciclo do ovário é normal, porém as manifestações externas do cio são quase imperceptíveis ou não existem. Estes animais podem ser tratados com VETEGLAN LUTEOLÍTICO após ter sido feito o diagnóstico da presença de corpo lúteo por toque retal.

Provocar aborto: provocar abortos nos casos de prenhez indesejável (por roubo, em novilhas muito jovens, etc.);

Piometria por retenção: nestes casos, a retenção placentária não eprmite a secreção natural de prostaglandina por parte do endométrio e, portanto, não ocorre a lise do corpo lúteo. Nos caos em que a endometrite é crônica e com eventual contaminação bacteriana, o Médico-Veterinário decidirá sobre o uso simultâneo da terapia antibiótica.






Dosagem:

Uso terapêutico:

2mL de VETEGLAN LUTEOLÍTICO por via intramuscular (150 microgramas de D+cloprostenol).




Sincronização de cio:

2mL de VETEGLAN LUTEOLÍTICO por via intramuscular em duas doses, com intervalos de 11 dias. Aplicar na tábua do pescoço ou no quarto posterior.
Administração:
Por via intramuscular.

Precauções:

PERIODO DE CARÊNCIA

Atenção: Obedecer aos seguintes períodos de carência: BOVINOS: Abate: Abater os animais destinados ao consumo humano somente 30 dias após a aplicação deste produto. Leite: Carência zero, o leite dos animais tratados poderá ser consumido a qualquer momento após o uso do produto. A utlização do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de resíduos acima dos limites aprovados, tornando o alimento de origem animal imprórpio para o consumo.




ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES

Não administrar o produto em fêmeas gestantes. Quando acidentalmente o produto entrar em contato com a pele, levar imediatamente com água corrente abundante; VETEGLAN LUTEOLÍTICO pode ser absorvido através da pele, logo não deve ser manipulado por mulheres grávidas.

As prostaglandinas do tipo F2 podem causar espasmo bronquial no homem. Se, acidentalmente, ocorrer inalação do produto, deve-se administrar imediatamente um broncodilatador de ação rápida, como a isoprenalina ou o salbutamol por inalação.




Conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance de crianças e animais domésticos.




Venda sob prescrição obrigatória e aplicação sob orientação do Médico-Veterinário.

Apresentação:
Cartucho com 1 frasco-ampola contendo 20 mL (10 doses de 2 mL) ou cartucho com 2 frascos-ampola contendo 2 mL cada.

Classe Terapêutica:
HORMÔNIOS/SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):
CLOPROSTENOL

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
4.472/93

Responsável Técnico:
Drº Eduardo Souto Bernardez - CRMV: MG 4339

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-7268668
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,65,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,311,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [bula] VETEGLAN
[bula] VETEGLAN
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/07/bula-veteglan.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/07/bula-veteglan.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content