VETMEDIN 5 MG
Composição qualitativa e quantitativa:
Cada cápsula contém:
Substância activa
Pimobendan (INN) ………………….5,000 mg
Excipientes
Ácido cítrico, anidro ……..….. 206,500 mg
Sílica coloidal ……………………. 11,000 mg
Celulose, microcristalina …….… 40,000 mg
Povidona ……………………….…. 4,000 mg
Estearato de magnésio …….……. 1,500 mg
Agentes corantes
Dióxido de titânio (E171) 1,2320 mg
Amarelo FCF (E110) 0,3080 mg
Forma farmacêutica:
Cápsula dura.
Código ATCVet:
QC01CE90.
Espécie(s)alvo: Caninos.
Indicações terapêuticas:
VETMEDIN cápsulas está indicado para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva, provocada por cardiomiopatia dilatada ou insuficiência valvular (regurgitação mitral e/ou tricúspide).
Contra-indicações:
VETMEDIN cápsulas não deve ser utilizado em casos de cardiomiopatias hipertróficas ou condições clínicas onde não é possível um aumento da potência cardíaca por razões funcionais ou anatómicas (como por exemplo estenose aórtica).
Como o pimobendan é metabolizado no fígado, não deve ser utilizado em cães com insuficiência hepática grave.
Efeitos indesejáveis:
Nas doses recomendadas, houve relatos isolados de vómitos e diarréia ligeiros e transitórios, sem pôr em risco a vida do animal.
Precauções especiais de utilização:
Em animais diabéticos, os níveis de glucose sanguínea devem ser rigorosamente monitorizados.
A absorção do medicamento é modificada quando o mesmo é administrado com o alimento. Por conseguinte, é obtida uma eficácia ótima com o estômago vazio, uma hora antes da administração do alimento.
Utilização durante a gestação e lactação:
Em estudos com ratazanas e coelhos, o pimobendan não teve efeito na fertilidade e os efeitos embriotóxicos ocorreram apenas com doses tóxicas para as mães. Nas experiências efetuadas em ratazanas, foi demonstrado que o pimobendan é excretado no leite.
Não existe informação disponível sobre o uso do medicamento em cadelas gestantes ou lactantes.
Por conseguinte, VETMEDIN cápsulas só deve ser administrado a cadelas em gestação e lactação se os benefícios terapêuticos esperados ultrapassarem o risco potencial.
Interações medicamentosas e outras:
Em estudos farmacológicos, não foi detectada interação entre o glicosídeo cardíaco ouabaína e o pimobendan. O aumento da contratilidade do coração provocado pelo pimobendan é atenuado na presença do antagonista do cálcio (verapamil) e o ß-antagonista propranolol.
Posologia, modo e via de administração:
VETMEDIN cápsulas deve ser administrado por via oral, de acordo com a seguinte posologia: 0,2 mg a 0,6 mg de pimobendan/kg de peso vivo por dia. A dose diária recomendada é 0,5 mg de pimobendan/kg de peso vivo. A dose deve ser dividida em duas administrações (0,25 mg/kg cada uma), metade da dose de manhã e a outra metade aproximadamente 12 horas mais tarde. Cada dose deve ser administrada aproximadamente uma hora antes do alimento.
VETMEDIN cápsulas pode ser combinado com um tratamento diurético, como a furosemida.
Sobredosagem:
A administração de doses duas vezes superiores à dose terapêutica (1 mg de pimobendan/kg de peso vivo) pode provocar efeitos cronotrópicos positivos moderados e vómitos. Nessas situações, deve interromper-se o tratamento até que os sintomas desapareçam e depois o medicamento deve ser utilizado na dose recomendada.
Advertências especiais para cada espécie alvo:
Nenhumas.
Intervalo de segurança:
Não aplicável.
Precauções especiais a adotar pela pessoa que administra o medicamento veterinário aos animais:
Em caso de ingestão acidental, consultar imediatamente o médico e mostrar-lhe o folheto informativo ou o rótulo do medicamento.
Incompatibilidades:
Desconhecidas.
Precauções particulares de conservação:
Não conservar a temperaturas superiores a 25°C.
Apresentações:
Frascos de polipropileno branco contendo 100 cápsulas.
Nº AIM: 51472