Invicto®
APRESENTAÇÃO:
INDICAÇÃO:
FARMACODINÂMICA:
O nitempiram pertence à classe química dos neonicotinóides, atua bloqueando os receptores nicotínicos da acetilcolina, porém não interfere na acetilcolinesterase, desta forma, resultando na paralisia e morte das pulgas adultas. Em estudo, observou-se uma eficácia superior a 90% em cães e gatos.
FARMACOCINÉTICA:
O nitempiram é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal de cães e gatos, com nível de absorção acima de 90%. As concentrações sanguíneas máximas são alcançadas entre 15 minutos e 1 hora após sua ingestão. Mais de 90% do princípio ativo é eliminado pela urina, dentro de 24 horas em cães e 72 horas em gatos.
POSOLOGIA:
O produto deve ser administrado por via oral na dose terapêutica de 1 mg/kg de peso corporal, ou de acordo com a seguinte recomendação: O medicamento não possui atividade persistente. Para prevenir reinfestações, recomenda-se um tratamento adequado para controlar os estádios imaturos do ciclo de vida da pulga. O médico veterinário deve estabelecer um regime de tratamento adequado.
TOLERABILIDADE:
Em estudos de segurança realizados com o nitempiram, utilizando o dobro da dose terapêutica recomendada em bula, não foram observados sinais clínicos alterados ou efeito colateral nos animais avaliados. O nitempiram tem demonstrado ser bem tolerado quando administrado a cães e gatos para eliminação de pulgas adultas.
REAÇÕES ADVERSAS:
Em estudos realizados não foi observado nenhum tipo de reação adversa.
CONTRAINDICAÇÕES:
O nitempiram não deve ser administrado em animais com sensibilidade conhecida ao ativo da fórmula. Não é recomendável a utilização deste medicamento em: cães com menos de 12 meses de idade, gatos com menos de 8 meses de idade, cadelas e gatas prenhes ou lactantes e cães e gatos machos destinados à atividade reprodutiva.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS:
Não é conhecida nenhuma incompatibilidade com outros compostos utilizados no combate de pulgas e carrapatos.
SUPERDOSAGEM:
Em caso de superdosagem, efeitos secundários como salivação, vômitos, fezes moles, convulsões ou redução de atividade podem ser observados. Um médico veterinário deve ser consultado para instituir o tratamento sintomático, não existe antídoto específico.
PRECAUÇÕES:
Armazenar e manter o medicamento em local seco, fresco e ao abrigo da luz, em temperatura entre 15 °C e 30 °C. Não utilizar medicamentos com o prazo de validade vencido. Seguir corretamente as indicações e instruções para o uso. Armazenar e manter o medicamento fora do alcance de crianças e animais domésticos. Não ingerir. Seguir corretamente as indicações e instruções para o uso. Não utilizar medicamentos com o prazo de validade vencido.
PRODUTO SOB PRESCRIÇÃO E ADMINISTRAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO
APRESENTAÇÕES:
Cartucho de papelão contendo 1, 10 ou 20 blísters com 1 ou 6 comprimidos cada.