[BULA] ACEPRAN GOTAS

VETNIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE PRODUTOS VETERINÁRIOS LTDA


Fórmula:
Cada 100 mL contém: Acepromazina 1,0 g Veículo q.s.p.100,0mL


Indicações:

Acepran gotas é indicado para cães e gatos como sedativo etranquilizante para facilitar procedimentos diagnósticos, contenção para examese radiografias, tratamentos de feridas e abscessos, sondagem uretral e noscasos onde se deseja obter um efeito tranquilizante e de indiferença aosestímulos excitantes do meio. Acepran gotas é especialmente indicado paratransporte de animais, pois promove tranquilização, sonolência e tambématividade antiemética.


Dosagem:


Administrar por via oral puro ou adicionado a água.


Cães e gatos: 1 a 3 gotas por kg de peso corporal, dependendo daprofundidade e duração da sedação requerida. Os efeitos sedativos iniciam-se 30a 45 minutos após a administração.


Caso seja necessária uma complementação da dose, esta deverá ser realizadasob supervisão do médico veterinário. Cada 1ml contém 19 gotas.


As dosagens poderão ser alteradas de acordo com a orientação do médicoveterinário.


Administração: Uso oral.


Precauções:


Animais braquicefálicos (em especial cães da raça boxer) podemapresentar síncope ou choque após administração de fenotiazínicos, devido àelevação do tônus vagal e consequente severa bradicardia. Nestes casos, somentese aconselha o uso de fenotiazínicos nestas raças em baixas dosagens ouassociados à atropina.


Eventualmente, podem ocorrer reações idiossincráticas a acepromazina emalguns animais, caracterizada por excitação paradoxal e desordenscomportamentais adversas.

Interações Medicamentosas: Derivados da fenotiazina podem potencializar a toxicidade de organofosforados e a atividade da procaína. Desta maneira, não utilize “Acepran Gotas” para controlar tremores associados a envenenamentos por fosforados e estricnina. Não utilize em conjunto com vermífugos ou ectoparasiticidas organofosforados. Não utilize associado com cloridrato de procaína. Efeitos Colaterais: A acepromazina é muito segura, apresentando baixos índices de efeitoscolaterais, quando as instruções da bula são seguidas. A acepromazina induz aefeitos colaterais típicos dos compostos fenotiazínicos, os quais incluemtaquicardia reflexa, hipotensão, hipotermia e diminuição na frequênciarespiratória.


A redução do hematócrito causada pelas fenotiazinas se deve aosequestro esplênico de hemáceas.


Tranquilizantes podem induzir prolongada depressão ou impossibilidadede locomoção quando aplicados em dosagens excessivas ou em animais sensíveis.

Contraindicações: A acepromazina deve ser usada com extrema cautela em animaisapresentando comprometimento hepático ou renal, doenças cardíacas, desordensrespiratórias, debilitação acentuada e sob severas condições de estresse (calorou frio excessivo, fadiga, etc).


Os derivados fenotiazínicos não são indicados em fêmeas gestantes e emanimais, cuja carne ou leite, sejam destinados ao consumo humano.

A acepromazina está contraindicada em casos de choques endotóxicos outraumáticos, devido ao risco de queda crítica na hipotensão. Não usar emanimais com histórico de epilepsia, pois a acepromazina estimula as viasmotoras extrapiramidais, diminuindo o limiar convulsivo.


A administração de adrenalina é contraindicada em animais medicados comfenotiazínicos, pois acarreta maior depressão da pressão arterial. Nestescasos, deve ser utilizada como droga de eleição a noradrenalina. Não associar aanestesias epidurais ou ao cloridrato de procaína.


Também, uma interação com os organofosforados deve ser evitada, porquea toxicidade dos fenotiazínicos é aumentada. Desta maneira, não utilizar oproduto para controlar intoxicações associadas a envenenamentos pororganofosforados e não utilize em conjunto com vermífugos ou ectoparasiticidas(cuidado com coleiras antipulgas) que contenham organofosforados.


Apresentação:Frasco conta-gotas contendo 10 mL e 30 mL.



Classe Terapêutica:
ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):ACEPROMAZINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

6.284 em 12/02/98.

Responsável Técnico:

Fábio Cavenaghi Mattei - CRMV: CRMV: SP 12005




Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800109197
Página inicial

Bulário Vet