Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[BULA] DOPALEN

DIVISÃO VETBRANDS SAUDE ANIMAL

Fórmula:

Cada 10 mL contém:
Cloridrato de ketamina (equivalente a 1,0 g de ketamina base).............1,16 g
Veículo q.s.p.................................................................................... 10,00 mL

Indicações: A ketamina está indicada na anestesia de todos os tipos de intervenções cirúrgicas, a partir da escolha da pré-medicação, inclusive cesarianas e cirurgias de alto risco. Sua utilização é particularmente recomendada nas cirurgias de curta duração e emergenciais, assim como na contenção dos animais domésticos e silvestres.

Dosagem: A posologia deverá ser calculada segundo o paciente, via de administração e a pré-medicação, que deve ser adaptada ao tipo de intervenção.

TABELA DE DOSAGEM DO PRODUTO:
Cães e gatos
0,05 a 0,08 mL/kg........5 a 8 mg/kg........ Intravenosa 
0,15 a 0,2 mL/kg......15 a 20 mg/kg........ Intramuscular

Primatas
0,01 a 0,5 mL/kg.......1 a 50 mg/kg........ Intravenosa
0,05 a 0,2 mL/kg.......5 a 20 mg/kg........ Intramuscular

Para uso em cães e gatos, na associação de cloridrato de ketamina com xilazina, recomenda-se a dosagem de 0,06 a 0,1 mL/kg de Dopalen e 0,1 mL/kg de Anasedan.

ANIMAIS SELVAGENS

1 kg..................0,1 mL/Kg..................10 mg/Kg................... Intravenosa
6 Kg..........0,07 a 0,08 mL/Kg...............7 a 8 mg/Kg................... Intramuscular
15 Kg................0,12 mL/Kg..................12 mg/Kg................... Intravenosa
+20 Kg........0,15 a 0,18 mL/Kg.............15 a 18 mg/Kg................... Intramuscular

ANIMAIS DE LABORATÓRIO

Cobaias
0,1 mL/kg.....................10 mg/kg.................... Intravenosa
1 a 2 mL/kg..............100 a 200 mg/kg.................... Intramuscular

Hamster
0,15 mL/kg......................15 mg/kg.................... Intravenosa
2 mL/kg.....................200 mg/kg.................... Intramuscular

Coelhos
0,15 a 0,2 mL/kg.................15 a 20 mg/kg.................... Intravenosa
0,2 a 0,25 mL/kg.................20 a 25 mg/kg.................... Intramuscular

Ratos
0,1 mL/kg......................10 mg/kg.................... Intravenosa
1 mL/kg.....................100 mg/kg.................... Intramuscular

Camundongos
0,35 mL/kg......................35 mg/kg.................... Intravenosa
1 mL/kg.....................100 mg/kg.................... Intramuscular


Pássaros (pré medicação)
0,12 a 0,2 ml/kg de peso = 12 a 20 mg/Kg de peso pela via intramuscular, segundo a duração da intervenção.

Administração: OBSERVAÇÕES GERAIS:
As dosificações usuais devem ser individualizadas para satisfazer cada situação. A ketamina pode produzir vômitos após sua administração. Para evitar a possível aspiração do vômito, a ketamina deve ser administrada no animal com o estômago vazio.
Antes da indução da anestesia , recomenda-se administrar atropina, escopolamina ou outro dessecante, devido ao fato de que a ketamina aumenta as secreções das glândulas mucosas traqueo-bronquiais e salivares.
A ketamina pode ser administrada por via intramuscular ou intravenosa. Esta última proporciona uma anestesia mais rápida do que a via intramuscular. A administração da ketamina, em sobredosagem ou aplicada muito rapidamente, pode produzir depressão respiratória, apnéia e hipertensão.
A administração intravenosa deve ser realizada em um período de 1 minuto, a menos que se utilize uma técnica de indução de seqüência rápida. Depois de repetidas aplicações, pode haver tolerância aos efeitos da ketamina.
Durante a recuperação, pode-se produzir um estado de convulsão. Tem-se sugerido que, minimizando a estimulação táctil e visual durante a recuperação, pode-se reduzir a incidência das reações de emergência, no entanto, não se tem demonstrado a eficácia destas medidas.
A administração prévia ou simultânea da ketamina com um benzodiazepínico pode diminuir a incidência de delírio.

Precauções: CONTRA INDICAÇÕES, PRECAUÇÕES E REAÇÕES ADVERSAS:
Reprodução e gestação:
Estudos realizados em animais não demonstraram efeitos negativos na fertilidade ou concepção e, embora a ketamina atravesse a barreira placentária, não foram observados efeitos teratogênicos.

Interações medicamentosas e/ou problemas associados:
As seguintes interações medicamentosas da ketamina com outros medicamentos foram relacionadas em função de sua possível importância clínica. Associações que contenham quaisquer dos seguintes medicamentos, dependendo das quantidades presentes, poderão interrelacionar-se com a ketamina:
- Anestésicos orgânicos hidrocarbonados por inalação, tais como: enfluorano, halotano, isofluorano e metoxifluorano, já que os anestésicos halogenados por inalação podem prolongar a vida média de eliminação da ketamina.
- Antihipertensivos: medicamentos que produzem depressão do SNC, incluindo aqueles que se utilizam, comumente, como medicação pré-anestésica ou para indução, suplementação ou manutenção da anestesia. O seu uso simultâneo com ketamina, especialmente se administrado em doses elevadas ou de forma muito rápida, pode aumentar o risco de hipotensão e/ou depressão respiratória.
- Hormônios tireóideos: deve-se administrar a Ketamina com precaução em animais que recebem hormônios tireóideos, devido ao risco de hipertensão e taquicardia.
- Interferência no diagnóstico: o uso de ketamina pode interferir com parâmetros fisiológicos do animal, como, por exemplo, causar um aumento da pressão do líquido cefalorraquideano (LCR) e da pressão intraocular.
- Problemas clínicos: a ketamina não deve ser usada quando os seguintes problemas clínicos estiverem presentes: qualquer situação em que uma elevação significativa da pressão arterial seja considerada perigosa, como por exemplo: enfermidade cardiovascular severa, insuficiência cardíaca, hipertensão severa ou não controlada, histórico de trauma cerebral.
- A relação risco-benefício deve ser avaliada nas seguintes condições: descompensação cardíaca, lesão ocular, globo ocular aberto, hipertensão leve não complicada, aumento da pressão do líquido cefalorraquideano (LCR), aumento da pressão intraocular, estados tiratóxicos (a ketamina aumenta o risco de hipertensão e taquicardia).
É muito importante a monitoração da função cardíaca, principalmente em animais com cardiopatias ou descompensações cardíacas.

Efeitos adversos e secundários:
Durante o uso da ketamina, alguns efeitos adversos ou secundários podem ocorrer e deverão ser levados em consideração, em função da real importância clínica. Dentre eles, requerem atenção do Médico Veterinário: aumento da pressão arterial, hipotensão, bradicardia, dispnéia, vômitos depois da administração e movimentos musculares incontrolados.
Para uso em cães e gatos, na associação de Cloridrato de ketamina com xilazina, recomenda-se a dosagem de 0,06 a 0,1 mL/kg de Dopalen e 0,1 mL/kg de Anasedan

TRATAMENTO DOS EFEITOS ADVERSOS:
O tratamento adequado dos efeitos adversos pode incluir:
- Para a depressão respiratória ou apnéia: a respiração mecânica assistida é preferível à administração de um analéptico.
- Para a reação severa de emergência: administrar um barbitúrico de ação curta ou ultra-curta.

MANTENHA ESTE OU QUALQUER OUTRO MEDICAMENTO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS. CONSERVAR O PRODUTO EM LOCAL FRESCO E SECO, AO ABRIGO DA LUZ SOLAR.
PRODUTO CONTROLADO.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO OBRIGATÓRIA E APLICAÇÃO SOB ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO CONFORME INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 36 DE 07/06/2006.

Apresentação:Frasco-ampola contendo 10 mL, acondicionado em cartucho individual.

Classe Terapêutica:

ANESTÉSICOS, SEDATIVOS E SIMILARES

Princípio(s) Ativo(s):CETAMINA (QUETAMINA)

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:

5.438/96

Responsável Técnico:

Dr. Cassio R. Murin - CRMV: 6.473

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
08007700355
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [BULA] DOPALEN
[BULA] DOPALEN
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-dopalen-sespo.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/05/bula-dopalen-sespo.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content