Bulas dos produtos veterinários disponíveis no Brasil.

[bula] DOXIFIN TABS OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.

DOXIFIN® TABS 50 mg
Cada comprimido palatável contém:
Doxiciclina base....................................................   50,00 mg
Excipiente q.s.p....................................................  250,00 mg

DOXIFIN® TABS 100 mg
Cada comprimido palatável contém:
Doxiciclina base...................................................   100,00 mg
Excipiente q.s.p...................................................   500,00 mg

DOXIFIN® TABS 200 mg
Cada comprimido palatável contém:
Doxiciclina base...................................................   200,00 mg
Excipiente q.s.p..................................................  1000,00 mg

Indicações:

Indicação:

DOXIFIN® TABS é um antibiótico à base de doxiciclina em formulação palatável. Pertencente à classe das tetraciclinas, é conhecida por sua boa eficácia contra um amplo espectro de bactérias, especialmente organismos intracelulares. Sua melhor solubilidade lipídica a faz atingir maiores concentrações intracelulares comparada a outras tetraciclinas.
Com ação bacteriostática, DOXIFIN® TABS é indicado para o tratamento de diversas enfermidades que acometem cães e gatos, causadas pelos seguintes agentes etiológicos sensíveis à doxiciclina: Erlichia canis, Bordetella bronchiseptica, Pasteurella multocida tipo A, Arcanobacterium (Corinebacterium) pyogenes e Escherichia coli; tais como: erliquiose, infecções do trato respiratório, gastrintestinal, geniturinário; bem como pele e anexos.

Farmacodinâmica:
As tetraciclinas são antimicrobianos bacteriostáticos de amplo espectro com ação em bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, incluindo alguns anaeróbios; para riquetsias, clamídias, micoplasmas e também para alguns protozoários. Sua ação se deve a uma conjunção sobre a subunidade 30S do ribossoma bacteriano, bloqueando a ligação do aminoacil-tRNA ao sítio aceptor no complexo mRNA-ribossoma. Este bloqueio impede efetivamente a adição de novos aminoácidos à cadeia peptídica em crescimento, inibindo a síntese de proteínas das células bacterianas.

Farmacocinética:

Cerca de 95% da doxiciclina é absorvida após administração oral e devido a sua alta lipossolubilidade, alcança excelentes níveis de distribuição e penetração na maioria dos líquidos e tecidos orgânicos. Também possui maior capacidade de ligação a proteínas plasmáticas do que outras tetraciclinas, resultando em uma meia-vida prolongada em humanos e animais.
A doxiciclina é eliminada quase que exclusivamente pelas fezes através de rotas não-biliares em uma forma inativa. Sua eliminação será mais lenta, resultando em níveis séricos persistentes.
Diferentemente de outros antimicrobianos de sua classe, a presença de alimento no estômago não interfere na absorção da doxiciclina.

Dosagem:

Modo de uso:

DOXIFIN® TABS deve ser oferecido ao animal, de acordo com a dosagem preconizada para o seu peso corporal, diretamente na mão do proprietário ou juntamente com ração ou outros alimentos, não havendo a necessidade de jejum prévio ou qualquer alteração na dieta para a sua administração.


Dosagens:

DOXIFIN® TABS possui três diferentes apresentações, sendo cada uma delas indicada para uma faixa de peso dos animais a serem tratados. A dose terapêutica da doxiciclina é de 10 mg/kg de peso corporal, devendo ser administrada uma vez ao dia por sete dias consecutivos, ou ainda, no caso de tratamento de erliquiose, por 28 dias consecutivos, ou a critério do médico veterinário.


Dosagem:

Gatos:
½ comprimido para gatos até 2,5 kg

1 comprimido para gatos entre 2,6 e 5 kg 

Cães:
Para cães de pequeno porte 50 mg 1 comprimido para 5 kg

Para cães de médio porte 100 mg 1 comprimido para 10 kg

Para cães de grande porte 200 mg 1 comprimido para 20 kg

Obs.: A partição dos comprimidos deve ser realizada apenas ao meio, respeitando-se o sulco presente nos comprimidos.

O acompanhamento do médico veterinário durante e após o término do tratamento da erliquiose é necessário para minimizar as chances de recidiva da erliquiose. Porém, deve-se diferenciar a existência de recidivas com a re-infestação pelo contato com carrapatos portadores de E. canis e considerar a prevenção de infestações por carrapatos.

Administração:
Via oral

Precauções:

Precauções:

Obedecer ao modo de uso e dosagens preconizadas. Somente o médico veterinário está apto a fazer alterações nas dosagens recomendadas para o uso do produto.
Diferentemente das outras tetraciclinas, a doxiciclina não é nefrotóxica, podendo ser utilizada em pacientes renais e idosos. Em cães e gatos com doenças hepáticas severas, a doxiciclina deve ser usada com cautela.
A neurotoxicidade foi relatada em humanos (hipertensão benigna intracraniana, quando em uso concomitante com a Vitamina A), bem como a possibilidade de agravamento de lúpus sistêmico eritematoso.
Relata-se que as tetraciclinas podem alterar a população normal de microorganismos no sistema digestivo.
Em gatos, pode-se realizar a administração do comprimido juntamente com 5 a 6 mL de água (via seringa) ou com uma porção de alimento, para evitar possíveis eventos adversos relacionados à administração do produto (desenvolvimento de lesões esofágicas).

Contraindicações e limitações de uso:

Não administrar em animais com histórico de hipersensibilidade à doxiciclina.
Não administrar em cadelas prenhes ou em fase de lactação.
Não administrar para animais com menos de 30 dias de idade.

Reações adversas:

Estudos clínicos de segurança conduzidos com o produto, na dose indicada, uma vez ao dia por 30 dias em cães e gatos acima de 1 ano de idade, demonstraram que o mesmo é seguro. A segurança do produto não foi avaliada em animais idosos ou em reprodução.
As tetraciclinas quelam o cálcio dos dentes e ossos; incorporam-se nessas estruturas, inibindo a calcificação, podendo causar, por exemplo, a hipoplasia do esmalte dentário, causando uma coloração amarelada e depois amarronzada. Apesar de este efeito quelante ser menor com a doxiciclina, o seu uso para animais em fase de crescimento e em processo de dentição não é recomendado.
Relatos de literatura apontam a ocorrência mais comum de náusea e vômito e em menor escala, reações de hiperssensibilidade e fotossensibilidade. Em gatos há relatos de estreitamento de esôfago, febre e depressão.


Interações medicamentosas:

Ferro, alumínio, cálcio, zinco e manganês diminuem a concentração sérica e biodisponibilidade das tetraciclinas devido à capacidade desta de formar quelatos com íons metálicos. A doxiciclina tem uma afinidade relativamente baixa para íons de cálcio, entretanto se recomenda um intervalo de uma a duas horas antes ou depois da administração de tetraciclinas com estes fármacos.
As tetraciclinas podem diminuir a atividade da protrombina no plasma e animais sob tratamento com anticoagulantes poderão necessitar de um ajuste na dosagem.
A administração concomitante de tetraciclinas com teofilina pode exacerbar os efeitos colaterais sobre o trato gastrintestinal.
A presença de antihistamínicos H2 pode diminuir a absorção das tetraciclinas.
As tetraciclinas não devem ser administradas concomitantemente a penicilinas ou cefalosporinas, uma vez que estas podem ter seu efeito bactericida antagonizado pelas tetraciclinas.
Antiácidos podem reduzir a biodisponibilidade de doxiciclina em cerca de 85%.
Nestes casos, deve-se manter um intervalo de 2 horas ou mais entre a administração destes fármacos.
 Os indutores enzimáticos microssômicos, como o fenobarbital e a fenitoína, encurtam as meias-vidas plasmáticas da doxiciclina.
Vitaminas do complexo B, preparações de ferro, antiácidos e caulim diminuem a atividade das tetraciclinas.

Conservar o produto na embalagem original, em local seco e fresco, entre 15º C e 30o C, ao abrigo da luz solar direta e fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Venda sob prescrição e administração sob orientação do médico veterinário.

Apresentação:

DOXIFIN® TABS 50 mg: cartucho contendo 1 blíster com 14 comprimidos de 250 mg cada e display  contendo 10 blísteres com 14 comprimidos cada.

DOXIFIN® TABS 100 mg: cartucho contendo 1 blíster com 14 comprimidos de 500 mg cada e display  contendo 10 blísteres com 14 comprimidos cada.

DOXIFIN® TABS 200 mg: cartucho contendo 2 blísteres com 6 ou 7 comprimidos de 1000 mg cada e display  contendo 10 blísteres com 6 ou 7 comprimidos cada.

Classe Terapêutica:
ANTIMICROBIANOS GERAIS; ANTIFÚNGICOS E ANTIPROTOZOÁRIOS (COCCIDIOS, FLAGELADOS)

Princípio(s) Ativo(s):
DOXICILINA

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
9.994 em 22/12/14

Responsável Técnico:
Dra. Sandra Barioni Toma - CRMV: 14.817

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800 9412000
Nome

Anestésicos-Sedativos e Similares,41,Antimicrobianos-Antifúngicos-Antiprotozoários,585,Antinflamatórios-antipiréticos-anti-alérgicos-analgésicos,132,Antissépticos e Desinfetantes,80,Bayer,17,Bimeda,24,Bioctal,3,Biogénesis Bagó,30,Biovet,62,Boehringer Ingelheim,2,Bravet,13,Calbos,11,Castel,1,Centagro,1,Centralvet,7,Ceva,57,Champion,4,Chemitec,20,Clarion,5,Complexos,11,Concentrado Suplementar,27,Coveli,9,Dechra,66,Des-Far,28,Diagnóstico,23,Duprat,2,Ectoparasiticidas,312,Eficiência Alimentar,15,Endectocida,150,Endoparasiticidas,207,Eurofarma,7,EXCLUSÃO COMPETITIVA,2,Fatec,7,Hertape,32,Hidratação - Estimulante e Medicação de Suporte,52,Hipra,5,Hormônios e Similares,77,Ibasa,11,Ilender,2,Impextraco,2,Indubras,6,J.A,11,Jofadel,10,Konig,11,Labgard,2,Labovet,2,Labyes,7,Leivas Leite,3,Lema,2,M. Cassab,8,Merial,16,Metafilaxia,1,Microsules,2,MSD,105,Mundo Animal,9,Neurolítico,1,Norbrook,7,Novartis,14,Noxon,4,Oriente,3,Ourofino,76,Phibro,2,Prado,4,PROBIÓTICOS,13,Progado,1,Promotores de crescimento,6,Provets Simões,5,Sanphar,7,Santa Elena,1,Santa Marina,19,Sespo,12,Soros Hiperimunes,12,Tortuga,2,Trajetória,16,União Química,84,Uzinas,12,Vacinas,463,Vallée,20,Vansil,27,Venco,58,Vetanco,6,Vetecia,3,Vetnil,19,Vétoquinol,10,Vigor,3,Vilavet,4,Virbac,62,Vitafort,1,Vitalfarma,14,Zoetis,164,
ltr
item
Bulário Veterinário: [bula] DOXIFIN TABS OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.
[bula] DOXIFIN TABS OUROFINO SAÚDE ANIMAL LTDA.
Bulário Veterinário
https://www.bulario.vet.br/2016/06/bula-doxifin-tabs-ourofino-saude-animal.html
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/
https://www.bulario.vet.br/2016/06/bula-doxifin-tabs-ourofino-saude-animal.html
true
6321988212031425367
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VIEW ALL Ver mais Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE Pesquisar ALL POSTS Not found any post match with your request Voltar Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content