[bula] VACINA HERTAPE CONTRA A DOENÇA DE NEWCASTLE

HERTAPE SAÚDE ANIMAL S/A

 Aves

Fórmula:

A doença de Newcastle é uma virose altamente contagiosa que provoca, além de elevada mortalidade, queda na postura, na qualidade do ovo, na fertilidade e na eclosão. A preservação da doença deve ser feita com vacinas inócuas e potentes, aplicadas segundo programas corretos de vacinação, considerando principalmente as vias de vacinação.




COMPOSIÇÃO:

Esta vacina é constituída pelos líquidos alantóico e aminiótico de ovos embrionados, previamente inoculados com a amostra lentogênica-LA SOTA-do vírus da doença de Newcastle. A suspensão de vírus, com título não inferior a 106,5 DL50/dose vacinate, adicionam-se antibióticos e estabilizador de liofilização.



Indicações:
É indicada para prevenção da doença de Newcastle.

Dosagem:

O esquema de vacinação deve ser recomendado pelo Médico-Veterinário, dependendo principalmente do tipo de aves, idade e características da doença na região. De um modo geral, recomenda-se vacinação entre 1 e 12 dias de idade e revacinações às 3 semanas e aos 3 meses de idade. No caso de aves em postura, vacinar a cada 3 meses.





Acrescentar 1,5mL do diluente que acompanha o frasco com 50 doses. Agitar até a dissolução total.




Via nasal: para aves nos primeiros dias de vida. Aplicar uma gota (0,03mL aproximadamente) em uma narina, colocando o dedo sobre a outra narina, até que a ave aspira toda a gota.

Via oral (água de bebida): para aves com mais de 4 dias de idade. Adicionar à água de bebida, que não contenha resíduos de cloro ou outro desinfetante químico, previamente reduzida a 1/10 do volume habitualmente colocado.

Administração:
Via nasal ou Via oral.

Precauções:

Não usar menos de uma dose por ave. Prover número suficiente de bebedouros, de modo que pelo menos2/3 das aves possam beber ao mesmo tempo. Lavar os bebedouros com água limpa, sem cloro ou outro desinfetante. Não expor os bebedouros à luz solar direta. Usar bebedouros de plástico ou alumínio com nível de água sufiente para a ave imergir profundamente o bico durante a ingestão da água. Não vacinar nos 30 dias que antecedem o abate. Após a utilização, os resíduos de embalagem devem ser incinerados ou descontaminados por processos químicos adequados. No caso de quebra do frasco liofilizado, desinfetar imediatamente o local com produto químico adequado e depositar os detritos em local apropriado. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos. Conservar entre 2°C e 8°C.

Apresentação:
Caixas contendo 10 ou 20 frascos de 50 doses liofilizadas, acompanhados dos respetivos diluentes.

Classe Terapêutica:
VACINAS, CORANTES E DILUENTES (BIOLÓGICOS)

Princípio(s) Ativo(s):
VAC. DOENÇA DE NEWCASTLE

Registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
1.952/59

Responsável Técnico:
Dr. Eduardo Souto Bernardez - CRMV: CRMV – MG 4339

Serviço de Atendimento ao Consumidor:
0800-7268668